Edição #5

Revitalização é um presente de aniversário

Reforma da Ponte da Amizade - Foto: Kiko Sierich

Reforma da Ponte da Amizade – Foto: Kiko Sierich

O aniversário da Ponte da Amizade também é marcado pela revitalização de sua estrutura física. A obra dará mais segurança e conforto à travessia de pedestres e motoristas. O objetivo é restabelecer um cartão-postal da fronteira, impulsionando o turismo de compras para o desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros, paraguaios e argentinos. Afinal as cidades formam uma região trinacional única no planeta.

O consórcio CSO-Gaissler é o contratado pelo Ministério dos Transportes para tocar a obra, de R$ 10,2 milhões. O prazo para concluir o trabalho termina em outubro. O serviço inclui recapeamento do asfalto e substituição do pavimento rígido e das juntas de dilatação. Toda a passarela de pedestres será coberta. A ponte ganhará pintura e iluminação novas. O gradil metálico interno e externo será adequado, inibindo o contrabando de mercadorias.

Essa é a primeira revitalização da Ponte da Amizade em suas cinco décadas de história. A reforma anterior aconteceu em 2002, porém foi menor em relação à atual. O projeto executivo para reforma e revitalização foi custeado pelo Fundo Iguaçu e coordenado pelo Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu), sendo depois doado ao governo federal.

Para possibilitar a troca do concreto, foi necessário interditar uma das pistas de tráfego e usar semáforos para a passagem de veículos, a fim de garantir o controle aduaneiro, a segurança e as operações fronteiriças. Segundo o empresário Danilo Vendruscolo, do Codefoz, os órgãos públicos e privados envolvidos na revitalização da ponte reconhecem o impacto causado pela obra. Entretanto pedem a compreensão dos motoristas, pedestres e imprensa.

Ele destaca os encontros regulares com representantes de órgãos públicos e privados envolvidos na revitalização da Ponte da Amizade. “A reuniões visam definir ajustes e solucionar imprevistos para agilizar o tráfego de veículos durante o período das obras. Queremos garantir a conclusão dessa necessária obra dentro do cronograma elaborado pela comunidade”, afirma Vendruscolo.

Cota – A revitalização da Ponte da Amizade, entretanto, anda junto com o aumento da cota de compras de US$ 300 para US$ 500. A redução do valor anunciada pelo governo federal a partir de 1º de julho está fora de cogitação para brasileiros e paraguaios, tanto que lideranças dos dois países estão concentradas para reverter a decisão do Palácio do Planalto. “Queremos impulsionar o turismo de compras e trazer parte do público de brasileiros que vai para Miami todos os anos”, explica.

Entenda o caso – Em 21 de julho de 2014, o Ministério da Fazenda publica a polêmica Portaria 307 no Diário Oficial da União. O documento toma como base a Lei 12.723, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 9 de dezembro de 2012 em favor dos free shops, porém prevê a redução da cota de US$ 300 para US$ 150 nas fronteiras terrestres, fluviais e lacustres.

Segunda ponte

Localização da segunda Ponte Brasil - Paraguai - Foto Christian Rizzi

Localização da segunda Ponte Brasil – Paraguai – Foto Christian Rizzi

Outro sonho antigo de brasileiros e paraguaios começa a sair do papel neste ano: a construção da segunda ponte ligando os dois países. Funcionários do consórcio Construbase/Cidade/Paulitec iniciaram em fevereiro as mediações para fundamentar o projeto final. A obra será erguida no Porto Meira, no limite com Puerto Franco. O empreendimento tem valor previsto de R$ 233,3 milhões, em recursos provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Quando pronto, vai desafogar a Ponte da Amizade.

 

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