Edição #10

Oeste mostra sua força

Mais de 250 lideranças participaram de encontro em Foz do Iguaçu - Foto: Marcos Labanca

Mais de 250 lideranças participaram de encontro em Foz do Iguaçu – Foto: Marcos Labanca

O movimento foi ganhando força dia a dia. A campanha pela redução do pedágio e contra o pequeno volume de obras nas rodovias já conta com a participação de vários setores da sociedade paranaense, tanto da iniciativa privada quanto do poder público. E novas adesões não param de chegar, provenientes de diferentes regiões do estado, todas engrossando o coro em desfavor da renovação das concessões e exigindo auditoria dos contratos entre o governo estadual e as concessionárias.

O clamor puxado pelo Programa Oeste em Desenvolvimento, por meio da Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística, recolocou o debate entre os paranaenses. Em poucos meses de ação, o movimento tem protagonizado audiências públicas acaloradas, revelado cifras estarrecedoras, pautado discursos de deputados. Além disso, encaminhou uma carta ao governador Beto Richa e a presidente Dilma Rousseff e colocará uma campanha de outdoor às margens da BR-277. Tudo com ampla repercussão na imprensa.

Entre outros pontos, o documento reivindica um diálogo em prol da livre concorrência, com o compromisso de licitar as concessões rodoviárias ao fim dos atuais contratos. Também solicita que as auditorias existentes do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Tribunal de Contas da União (TCU) sejam analisadas; e as recomendações pertinentes, acatadas. Da mesma forma, pede que os trechos de rodovias ainda não auditados sejam incluídos neste processo, que deverá levar em conta os contratos e as obras previstas e executadas.

A carta é assinada pelo presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Mario Cesar Costenaro; e pelo coordenador da Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística, Danilo Vendruscolo. Ela reivindica ainda a realização de audiências públicas com a sociedade sobre a renovação dos contratos de concessão de rodovias e termina com um alerta: “Independentemente da empresa que ganhe a concessão, o cerne do debate está no modelo de concessão que incide diretamente no preço final do pedágio pago pelo usuário”.

O que é? – O Programa Oeste em Desenvolvimento é uma ação de governança regional que busca promover o desenvolvimento econômico do Oeste do Paraná por meio de um processo participativo, fomentando no território a cooperação entre os atores, públicos e privados. O programa é composto por 40 entidades, reunindo universidades e instituições governamentais, representativas da sociedade civil, de pesquisa e apoio ao setor produtivo da região.

anel de integração

Movimento – O Programa Oeste em Desenvolvimento já realizou duas grandes audiências públicas para debater a renovação dos contratos de concessão da BR-277. O primeiro deles ocorreu em 22 de janeiro, no Hotel Bella Italia, em Foz do Iguaçu. O segundo foi em 18 de fevereiro na sede da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC). Isso sem falar de reuniões específicas de trabalho.

Nas duas ocasiões, a participação da sociedade civil organizada foi expressiva, com a adesão de dirigentes de classe, representantes do setor produtivo, empresários, prefeitos e vereadores. Os eventos também contaram a presença e apoio do deputado federal Evandro Roman, além de seis deputados estaduais: Ademir Bier, Cláudia Pereira, Chico Brasileiro, José Carlos Schiavinato, Leonaldo Paranhos e Márcio Pacheco.

Segundo Mario Costenaro, esse não é um movimento partidário, mas da sociedade que busca o crescimento econômico e social do Oeste do Paraná. “Estamos a favor do Oeste. A diversidade partidária dos próprios deputados, prefeitos e vereadores demonstra união na defesa de uma causa”, afirma.

O coordenador da Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística do Programa Oeste em Desenvolvimento, Danilo Vendrusculo, explica que a região está debatendo o assunto de forma aberta e democrática. “O objetivo é fazer Justiça a uma região que tanto trabalha e produz e que, por isso, precisa de obras estruturais para se desenvolver”, frisa.

O empresário ressalta que o Programa Oeste em Desenvolvimento abraçou a bandeira e está unindo todos os setores da economia da região. “Estamos percebendo a força que temos quando nos unimos. Vamos trabalhar para alcançar os objetivos visando alavancar as cadeias produtivas do Oeste, bem como impulsionar a economia inclusive do Paraguai e da Argentina”, completa.

Conforme Vendruscolo, a prorrogação dos contratos não beneficiará em nada a região, pelo contrário, ela continuará perdendo competitividade por gastar 22% do valor do frete em pedágio. “Cerca de 90% da nossa produção escoa pela BR-277. Precisamos de uma nova licitação onde o vencedor aplique um preço menor”, finaliza.

 

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