Edição #10

Carta ao governador Beto Richa

oeste

 

 

 

Para: Beto Richa
De: Oeste do Paraná
Assunto: #pedágio
As estratégias do Programa Oeste em Desenvolvimento se sustentam no planejamento, na priorização de ações e no estabelecimento de uma governança territorial para os municípios do Oeste do Paraná, com enfoque de cadeias produtivas propulsivas. O processo de organização e planejamento das cadeias produtivas é operacionalizado pela criação e institucionalização de câmaras técnicas.

Estas câmaras técnicas que apontaram o alto valor das tarifas de pedágio como um dos principais gargalos das atividades no Oeste do Paraná.

O desenvolvimento do agronegócio no está intimamente ligado à dinâmica econômica dos municípios do Oeste do Paraná. Assim, as cadeias produtivas de grãos e outras como de suínos, frango e bovinocultura de leite têm a sua competitividade prejudicada pelo custo de transporte, sendo que só o agronegócio tem a necessidade de transportar por rodovia cerca de 2,4 milhões de toneladas de grãos, carnes e outros produtos para o Porto de Paranaguá.

Contudo, os custos com transporte continuam sendo o maior gargalo na competitividade das cadeias e demais atividades produtivas, retirando a competitividade dos produtores rurais e outros empresários da região. No transporte da produção com origem na Região Oeste e com destino à Paranaguá, o custo médio por tonelada transportada é de R$ 90, chegando a R$ 100 milhões ao ano para as exportações do agronegócio.

Além de serem utilizadas para a movimentação de cargas, as rodovias são o principal modal para o deslocamento da população entre os municípios da região e para fora dela.

Um exemplo do impacto deste alto custo para os usuários que utilizam automóvel está no trecho da BR-277 entre os municípios de Foz do Iguaçu e Cascavel, onde há duas praças de pedágio, a primeira em São Miguel do Iguaçu (km 704), com a tarifa de R$ 14,10, e a segunda em Céu Azul (km 620), com a tarifa de R$ 10,80. Ademais, apesar do alto valor da tarifa, este trecho com 145,8 km não é totalmente duplicado.

As limitações de tráfego nas rodovias acarretam congestionamentos, que somadas ao transporte de cargas dificultam a mobilidade e o trânsito da população. O uso da rodovia é o principal mecanismo para proporcionar de fato a integração social e regional, assim como a melhoria na segurança dos usuários das rodovias pedagiadas.

Ademais, a BR-277 é a principal conexão dos pequenos municípios com Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo, que são os principais responsáveis pela oferta de serviços especializados, como saúde e educação, na Região Oeste. Os custos com pedágio oneram a população quando busca esses serviços.

 

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