Notícias

Empresas de Foz apostam em compras públicas

Se por um lado a maioria das empresas ainda ignora as compras públicas, por outro começa aumentar o interesse pela oportunidade de negócio com órgãos públicos. São empresários com visão de mercado, espírito empreendedor e dispostos a buscar conhecimento para fornecer à administração pública municipal, estadual e federal.

A Revista ACIFI ouviu dois associados que expandiram seus empreendimentos ao apostar no segmento: Encopel e Copyvic. Também foi atrás da história do Núcleo de Metalúrgicas, cujos integrantes uniram forças para participar de um pregão realizado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu.

 

Copyvic Outsourcing

Fundada em 1996, a Copyvic Outsourcing de Impressão deu um salto a partir do fornecimento, via edital, de impressoras multifuncionais para a Itaipu Binacional. Seu sócio-proprietário, Gilmar Gilson Garzella, informa que ganhou uma licitação. “Foi decisivo para alavancar a empresa. O nosso faturamento quintuplicou”, lembra.

Com êxito na empreitada, a Copyvic apostou no filão de mercado. Hoje cerca de 70% do seu faturamento vem de órgãos públicos com fornecimento de máquinas e gestão de documentos. Além da usina hidrelétrica, a empresa presta ou já prestou serviço para Receita Federal, TRE (Tribunal Regional Eleitoral), prefeituras e câmaras de vereadores da região, etc. O número de funcionários saltou de quatro para 20.

Cataratas Decorações


Desde 2005 inserida nesse nicho de mercado, a Cataratas Decorações avalia como uma boa oportunidade a grande demanda de materiais e serviços por parte dos órgãos públicos. Conforme o sócio-proprietário David Bruno Pereira, a modalidade ajuda no aumento do faturamento e lucro, bem como na diminuição da inadimplência.

“Fornecemos forros, divisórias, drywall, móveis de escritório, cadeiras de escritório, pisos, persianas, obras em steel frame e alguns outros materiais, para Itaipu, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Justiça Federal, Receita Federal, PTI, Unila, Hospital Costa Cavalcanti, entre outros”, conta o empresário.

Encopel

Sócio-proprietário da Encopel, Gilson Cesar Tomio destaca que a empresa iniciou na modalidade pela segurança nas vendas e para ampliar mercado. “Comprando em maior quantidade, conseguimos maior poder de negociação com fornecedores e assim repassar melhor preço para o atacado e varejo”, conta.

A Encopel disputa concorrências e fornece para vários órgãos públicos, como prefeituras da região e Receita Federal. “É preciso ter muita cautela, bom fornecedor que garanta a entrega e fluxo de caixa para eventuais atrasos no pagamento”, completa o empresário, que hoje possui dois funcionários dedicados às compras públicas.

Núcleo de Metalúrgicas

As cinco empresas do Núcleo de Metalúrgicas da ACIFI resolveram unir forças para disputar editais lançados por órgãos públicos. A ideia é compartilhar entre si as etapas do trabalho e inclusive, no futuro, formar um consórcio só para atender a compras públicas.

As nucleadas já participaram, por exemplo, do pregão eletrônico realizado pela Prefeitura de Foz do Iguaçu no dia 16 de agosto. A concorrência foi para a construção e fornecimento de 20 pontos de ônibus, com um orçamento total de R$ 264.500.

 

REPORTAGEM COMPLETA

Compras públicas: Um negócio de R$ 1 bilhão por ano

Um estímulo aos negócios entre empresas e poder público

Empresas de Foz apostam em compras públicas

Você está pensando em vender para o governo?

Curso ensina como fornecer para a gestão pública

COMPARTILHAR: