Notícias

Codefoz busca esclarecimento sobre produtos nacionais

Favorável às lojas francas, o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu encaminhou à Receita Federal as dúvidas da classe empresarial iguaçuense. O esclarecimento é necessário porque, mesmo após os debates técnicos, ainda restam várias dúvidas quanto à operação, afirma Mario Camargo, presidente do Codefoz.

Para elucidar esses pontos, o presidente do Codefoz reuniu-se com membros da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e da Frente Parlamentar dos Free Shops em Cidades Gêmeas de Fronteira. O diretor-executivo do conselho, Dimas Bragagnolo, também participou da reunião promovida em Porto Alegre.

Do encontro resultou um ofício do deputado estadual Frederico Antunes (PP-RS) encaminhado ao subsecretário de Administração Aduaneira da Receita Federal, Marcus Vinicius Vidal Pontes. Antunes é um dos mediadores gaúchos nas tratativas com os órgãos fiscais em Brasília. O documento possui várias perguntas, entre elas um conjunto de reflexões elaboradas pelo Codefoz:

Mário Camargo: beneficiar nossa cidade e a região trinacional com a implantação das lojas francas – Foto: Kiko Sierich


― Como será o tratamento dos produtos nacionais exportados através da exportação ficta para as lojas francas de fronteira? Terão tratamento de produtos importados e poderão ser adquiridos acima da cota, pagando o excedente da mesma? Ou terão o tratamento de produto nacional, podendo ser adquirido somente dentro da cota?

Camargo reforça que a questão encaminhada à Receita Federal retrata uma das principais dúvidas relacionadas à carga tributária. “Os produtos nacionais e nacionalizados serão tributados como nacionais ou estrangeiros? E como minimizar o impacto da comercialização de produtos nacionais (ou nacionalizados) na economia local?”, indaga.

 Precaução – O presidente do Codefoz explica que atualmente a Receita Federal está desenvolvendo o software para instalação de lojas francas no Brasil. Sua implantação está sob a responsabilidade do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), órgão que desenvolve soluções tecnológicas que viabilizam as ações estratégicas do Estado brasileiro.

“Várias cidades gêmeas de fronteira, entre elas Foz do Iguaçu, têm aproveitado esse tempo próprio da máquina pública para, de forma concomitante, aprofundar o debate e sanar todas as dúvidas. É uma medida de preocupação em prol de todos os segmentos empresariais de Foz e principalmente do comércio local”, completa Mário Camargo.

 

REPORTAGEM COMPLETA

Lojas francas: a cidade decide

Veja a diferença entre os produtos

A trajetória de um sonho

Codefoz busca esclarecimento sobre produtos nacionais

Grupo analisa desde horário a locais de lojas francas

Dúvidas sobre o regime aduaneiro

COMPARTILHAR: