Notícias

Observatório Social lançará cartilha educativa

Mascote da publicação será escolhida em concurso; iniciativa está prevista para 2018

A formação de cidadãos críticos, conhecedores de seus direitos e deveres e cientes da importância de acompanhar a gestão pública levou o Observatório Social de Foz do Iguaçu (OSFI) a planejar o lançamento de uma cartilha educativa.

A publicação deverá abordar temas como educação fiscal e para a cidadania, corrupção, controle social dos gastos públicos, transparência, “jeitinho brasileiro”, contrabando, pirataria, entre outros.

O lançamento está previsto para 2018, entretanto a formatação do material já está sendo preparada pela equipe do OSFI em parceria com voluntários, servidores da Receita Federal e integrantes da Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida.

“Esta é a primeira iniciativa de criar uma cartilha própria do OSFI. Já existem cartilhas semelhantes, mas essa vai ser a primeira adaptada a nossa realidade”, informou a coordenadora do Observatório Social, Elena Losi.

Após finalizada a publicação, ela será distribuída em colégios da cidade com a finalidade de levar as informações e provocar debates entre os adolescentes, promovendo uma educação para a cidadania.

Presidente e coordenadora do Observatório Social de Foz do Iguaçu, Leonor Venson de Souza e Elena Losi – Foto: Kiko Sierich

Concurso

Para enriquecer o material e torná-lo mais atrativo ao seu público-alvo, será realizado um concurso entre os 300 jovens aprendizes da Sociedade Nossa Senhora Aparecida para definição de um personagem que simbolize a iniciativa. O concurso será encerrado na primeira semana de dezembro, e a mascote será protagonista da cartilha.

Segundo a presidente do Observatório Social de Foz do Iguaçu, Leonor Venson de Souza, a iniciativa vai ao encontro da proposta do OSFI: “O objetivo deste projeto é contribuir para a formação do cidadão e estimular a participação na gestão pública. A educação é o caminho para o desenvolvimento. O OSFI pretende reforçar aos alunos a importância do controle externo, educação fiscal e do acompanhamento no controle dos gastos públicos, contribuindo para a formação da cidadania e redução da corrupção”.

Observatório

O Observatório Social de Foz do Iguaçu foi criado em 2009 por iniciativa do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da ACIFI.  Ele desempenha um papel fundamental para garantir a aplicação eficiente de recursos públicos na cidade, por meio da promoção da cidadania fiscal e controle social.

Para executar suas atividades, o OSFI conta com doações voluntárias de entidades e empresas que compreendem e valorizam a essência de seu trabalho. Saiba mais em www.osfi.org.br.

COMPARTILHAR: