Edição #3

Foz do Iguaçu aposta em captação de eventos para gerar mais movimentação turística

Com maturidade, planejamento e profissionalismo, a cidade se apresenta como um destino pronto para negócios e lazer

Chegar à maturidade é sempre um motivo de orgulho. Para Foz do Iguaçu isso é reflexo dos números e investimentos, eventos captados e ampliação da visitação. A cidade acaba de ser eleita como o Melhor Destino de Ecoturismo do Brasil, na 14ª edição do prêmio “O Melhor de Viagem e Turismo – 2014/2015”, promovido pela revista Viagem e Turismo em parceria com o Guia Quatro Rodas, da Editora Abril. A premiação brinda o bom momento vivido pelo turismo de lazer do destino, que desbanca Bonito/MS, há 12 anos consecutivos vencedor dessa categoria.

O reconhecimento chega junto às comemorações da Semana Mundial do Turismo e é um indicativo dos trabalhos constantemente desempenhados pela Gestão Integrada do Turismo de Foz. Trabalho que permite ações como a participação do Destino Iguaçu na 42ª ABAV Expo Internacional de Turismo, realizada no Anhembi, em São Paulo, de 23 a 28 de setembro.

Premiação Melhor Destino de Ecoturismo

Considerado um dos eventos de turismo mais importantes do país, a feira recebeu, na edição deste ano, uma visitação de mais de 41 mil profissionais; 16.873 consumidores (público final); 1.245 hosted buyers; 812 profissionais de imprensa; totalizando mais de 68 mil pessoas em seis dias. Além do estande próprio, o Destino Iguaçu foi representado na área corporativa, com a atuação do Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), e concedeu ainda uma coletiva de imprensa para apresentar os números já alcançados em 2014.

Visita de capacitação pré-ABAV
Antes do evento, entre 19 e 23 de setembro, estiveram em Foz do Iguaçu 14 convidados da ABAV. Foram 11 agentes e operadores dos Estados Unidos, Peru e Japão. Acompanhados de três representantes de veículos de imprensa dos EUA, que produziram notas, fotografias e vídeos de vários atrativos, para divulgar por meio de matérias descrevendo suas experiências.


Coletiva de Imprensa

O gerente-executivo do Iguassu Convention & Visitors Bureau, Basileu Tavares, participou de uma coletiva de imprensa na 42ª ABAV Expo Internacional de Turismo. A ação, organizada pelos realizadores da feira, serviu para apontar o bom momento vivido por Foz do Iguaçu nas atividades de turismo e eventos. Foram apresentados os dados, novos atrativos e renovações da infraestrutura que dão à cidade um potencial ainda maior para o turismo de lazer e de negócios.

Reunião com a Abracorp na area corporativaTavares apresentou um balanço do segmento MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions). Somente no primeiro semestre deste ano foram captados e apoiados eventos que levarão a Foz do Iguaçu mais de 37 mil pessoas. A previsão é que esse público deixe na cidade cerca de R$ 60 milhões – cálculo que considera os participantes dos eventos, a duração de cada um deles e a estimativa de gasto médio diário do turista de eventos acordada nacionalmente em R$ 400, valor que abrange hospedagem, alimentação, transporte, diversão e compras.

Na avalição, mesmo num ano considerado atípico, em decorrência do Mundial da FIFA e das eleições, a entidade captou 15 eventos e apoiou outros 30 só no primeiro semestre, que devem gerar aproximadamente 150 mil diárias.

_MG_1779Fundo Iguaçu
O Fundo Iguaçu – instituição de direito privado, sem fins lucrativos, criada para desenvolver ações de divulgação e promoção para Foz do Iguaçu e região – estima um crescimento de 5% a 10% no número de visitantes em 2014. Para a instituição, o desafio da cidade é garantir sustentabilidade aos atuais e futuros empreendimentos, o que significa a atração de mais visitantes e desenvolvimento de projetos estratégicos para a infraestrutura.

Para que isso aconteça, a Gestão Integrada, por meio do Fundo Iguaçu, vem investindo boa parte dos seus recursos em projetos estratégicos para ampliar a infraestrutura local. Entre os quais a nova pista de pouso e decolagem do aeroporto, que busca transformá-lo em hub do Mercosul e países andinos, com voos diretos para Estados Unidos, Europa e outros destinos mundiais.

Na área de mobilidade, segue a luta pela duplicação da Rodovia das Cataratas; revitalização da Ponte da Amizade – que visa melhorar o fluxo de visitantes entre Brasil e Paraguai; além de um projeto audacioso para transformar a Beira Foz em realidade, criando um novo eixo de desenvolvimento para o turismo às margens do Rio Paraná.

 

COMPARTILHAR: