Edição #3

CNPJ em casa nova

Jucepar já emite o CNPJ de novas empresas no Paraná

Empresas-

Até o fim de 2016, a Junta Comercial do Paraná será o único balcão para abrir, alterar ou encerrar uma empresa no estado. A Jucepar é a nova emissora de CNPJ no estado, e os 64 escritórios no Paraná estão aptos a emitir o documento.

De acordo com o presidente da Jucepar, Ardisson Akel, a mudança vai contribuir para a economia de tempo e dinheiro para os empreendedores, principalmente no processo de formalização de novas empresas no Paraná. “A previsão é reduzir o prazo de abertura de empresas de baixa complexidade para cinco dias”, explicou durante sua visita à agência instalada na sede da ACIFI.

Akel reforçou que com o serviço a entidade dá mais um passo para se firmar como a única porta de entrada para a abertura de novos negócios no Paraná. “Acreditamos que, ao concentrarmos todo o processo de formalização de um novo negócio na Junta Comercial, vamos simplificar e acelerar consideravelmente o processo de constituição de uma empresa, além das alterações contratuais e baixas de empresas, pois a ida à Junta Comercial já é obrigatória para o registro do contrato social”, afirmou.

Antes, nas cidades do interior do estado, por exemplo, o futuro empresário precisava deslocar-se até uma unidade da Receita Federal mais próxima, protocolando as mesmas informações cadastradas na Jucepar para conseguir o número do cadastro de pessoa jurídica. A medida, por enquanto, não inclui a capital paranaense, já que em Curitiba o CNPJ continua sendo expedido pela prefeitura.

Agilidade para as empresas
Como parte do processo de implantação da Rede de Simplificação do Registro Empresarial (Redesim) no Paraná, o serviço de emissão do CNPJ se soma a outros já oferecidos pela Junta Comercial do Paraná, como o de emissão de certidões via internet, consulta e reserva de nome empresarial e a disponibilidade e o preenchimento da Ficha de Cadastro Nacional e Registro de Empresário.

Por meio da Redesim, os cadastros serão compartilhados, eliminando a peregrinação do empresário em diferentes órgãos, como Receitas Federal e Estadual, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e Instituto Ambiental do Paraná, entre outros.

COMPARTILHAR: