Edição #3

A economia forte da República

Negócios diversificados e competitivos consolidam avenida como centro comercial

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O desenvolvimento de uma cidade fica evidente aos nossos olhos de várias formas. Uma delas é o surgimento de grandes vias urbanas, berço de uma economia forte. A centenária Foz do Iguaçu tem várias avenidas que puxam o crescimento dos bairros, criando praticamente uma outra cidade dentro dela.

É o caso da República Argentina. A avenida abriga todo tipo de segmento em sua extensão, que começa no centro e termina no Morumbi, totalizando oito quilômetros. Nela, encontra-se desde comércio varejista e atacadista a serviços e indústrias. Tem tudo: supermercados, farmácias, lojas de móveis, serviços de saúde, panificadoras, concessionárias de veículos, bancos, entre outros.

A partir desta edição, a Revista ACIFI traz uma série de reportagens que pretende revelar curiosidades dos centros econômicos. Os negócios diversificados e competitivos da “República”, como é carinhosamente chamada pela comunidade, ficam ainda mais claros diante do seu número de alvarás. São 491 licenças ativas, conforme levantamento da Secretaria Municipal da Fazenda.

 

Republica1“Estratégica” – Para o empresário e cirurgião-dentista Dr. Chemel Taha, a grande característica da República é o fato de ela ser uma via rápida e de fácil acesso, que liga regiões promissoras e estratégicas da cidade. Segundo ele, a avenida permite tráfego fácil para os clientes do centro, bem como para os moradores de bairros como o Libra, Panorama, Vila Militar, Jardim Tarobá, Jardim São Paulo e Morumbi.

“Praticamente aqui já virou um centro. Aliás, estamos bem situados, nem no centro, nem no bairro. É uma das melhores áreas da cidade para abrir um negócio. Temos um público muito bom num raio de dois quilômetros, com espaço para estacionamento. Tudo isso permite expandir com segurança”, afirma o profissional, sócio da Oral Foz em parceria com o também empresário e cirurgião-dentista Dr. Klayton Firmiano.

Chemel e Klayton estão ampliando o consultório, com a construção do segundo andar. A antiga sede, também na avenida, tinha 80 metros quadrados. A sede atual começou com 200, mas terá 480 metros quadrados, com estrutura para 11 consultórios, centro cirúrgico, gerência, departamento administrativo e de marketing. “A nossa vida foi feita aqui”, completa Klayton.

 

 

Republica2Ideal – A República Argentina tem outras qualidades destacadas pelos empresários, principalmente para quem busca abrir um negócio numa região bem localizada e com espaço para estacionamento, depósito e showroom. Essas características levaram o empresário Erci João Werner a inaugurar uma filial da Ideal Móveis & Design. O grupo também possui lojas nas Avenidas Morenitas (Porto Meira) e Mário Filho (Morumbi).

Ele conta que tinha a ideia de abrir uma loja no centro, mas foi difícil encontrar um espaço adequado, com estacionamento, depósito e área de exposição dos produtos. “Além de oferecermos um produto de qualidade e assistência técnica, garantimos ao cliente conforto, tranquilidade e segurança”, diz o empresário.

Inaugurada em 2010, a loja possui cerca de 500 metros quadrados, com estacionamento e acesso para carga e descarga tanto na frente quanto atrás do prédio. Werner ressalta a praticidade oferecida aos clientes por meio de uma ligação direta interbairros e centro, bem como ao distrito industrial, onde está boa parte da sua clientela. “Estou cada vez mais convencido que foi uma escolha ótima”, conta.

 

Republica3Peixão – É difícil passar pela Avenida República Argentina sem perceber a estátua de um peixe em frente à Dourado Pesca & Sport. Antes do ano 2000, ela vendia apenas para pessoa jurídica. Depois ampliou os negócios com a abertura de uma loja de 60 metros quadrados. Em 2002, expandiu os negócios e inaugurou a loja atual, de 400 metros quadrados e onde está o baita dourado como cartão-postal.

“Hoje temos um ponto consolidado, mas já foi difícil. Durante um tempo, o movimento na República oscilou bastante para o comércio porque era apenas uma via rápida do centro para o bairro. Antes era tudo muito longe um comércio do outro. Com o passar dos anos, vieram inclusive os bancos, que ajudam segurar o cliente”, lembra o proprietário Américo Demarchi.

Só um bom ponto, entretanto, não é o suficiente. Américo puxa um ensinamento de todo empresário que não quer ficar para trás: manter o foco do negócio e, ao mesmo tempo, tentar diversificar a oferta. Hoje, além de pesca, a Dourado trabalha com troféus, produtos de camping, esporte e natureza. “Em nosso setor, a concorrência do Paraguai é forte, então só a boa localização não segura a clientela”, explica.

 

Republica4Logística – Mesmo para quem não vive de atendimento direto ao cliente, a avenida reserva outras particularidades. O proprietário da Distribuidora Pietrobon, Vicente Domingos Pietrobon, escolheu a República porque ela tem fácil acesso à BR-277, aos bairros e ao centro de Foz do Iguaçu. “Muitos produtos vêm de municípios da região pela rodovia, então o ponto é bom para logística”, destaca.

O empresário se instalou na avenida há 15 anos, com um estabelecimento alugado. Há sete anos construiu uma sede própria em virtude das facilidades geográficas para distribuir seus produtos aos clientes locais e de municípios vizinhos, como Santa Terezinha de Itaipu. “O crescimento da Região Leste também ajudou muito. Hoje vou uma vez por mês para resolver algo no centro, vou mais para passear”, brinca.

Todos dentro da ACIFI
Além de estarem todos na Avenida República Argentina, Oral Foz, Ideal Móveis & Design, Dourado Pesca & Sport e Distribuidora Pietrobon têm em comum o fato de ser associados da ACIFI. Seus representantes apontam vários motivos para estar dentro da entidade, entre eles a importância da associação para o desenvolvimento local e setorial, a prestação de serviços e a promoção da cultura associativista.

Os personagens da nossa matéria têm diferentes motivos para fazer parte da associação. As razões vão desde as facilidades de consultar crédito via SPC ao plano de saúde empresarial Itamed, bem como as ações do Conselho da Mulher Empresária e Executiva e as próprias relações comerciais entre os estabelecimentos associados.

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