Edição #2

Palavra do Presidente

João BatistaFoz do Iguaçu tem passado por grandes transformações nos últimos anos. São investimentos nas mais diversas áreas, que trazem otimismo e motivação para projetar um futuro próspero, com melhores oportunidades e condições de trabalho e renda para todos que aqui vivem.

Grande parte dos resultados obtidos deve-se a iniciativas que buscam a integração de pessoas, entidades e segmentos rumo ao desenvolvimento econômico e social. Uma delas é a Gestão Integrada do Turismo, que desde 2007 iniciou um importante processo de integração desse que é o segmento mais expressivo de nossa economia. É a atividade turística que protagoniza, juntamente com os setores de logística, saúde e educação, o desenvolvimento do município.

Outro movimento que está em evidência é o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu, o Codefoz, que desde a sua criação, em 12 de novembro de 2012, vem buscando organizar a sociedade em torno de um plano integrado de desenvolvimento de médio e longo prazo. A intenção é nobre e visa projetar o que a cidade quer ser em 2040 e mobilizar as mais diversas forças locais para uma caminhada conjunta e sinérgica em uma mesma direção.

E é justamente para o Codefoz que dedicamos esta segunda edição da Revista ACIFI. Antes de tudo, esse importante conselho de desenvolvimento, fundado há pouco mais de dois anos e que tem a força motriz no esforço e dedicação de mais de 300 voluntários, promoveu a institucionalização da parceria público-privada estabelecendo como principal função justamente servir como ferramenta para que o cidadão iguaçuense direcione e construa seu próprio destino econômico e social.

A exemplo de outras cidades bem-sucedidas nessa experiência, por meio das câmaras técnicas do Codefoz, Foz do Iguaçu, pela primeira vez na sua história, tem um instrumento que proporciona oportunidades para que cada um de seus cidadãos contribua com ideias para a formatação de projetos que possam contribuir com o desenvolvimento sustentável e o bem comum da toda nossa região.

Por ser suprapartidário, tem a capacidade de unir organizações públicas e privadas como prefeitura, Câmara de Vereadores, Poder Judiciário, sindicatos, associações de classes, organizações religiosas, universidades, entre outras. Quando unimos todas as forças da nossa sociedade em torno de uma só voz, temos a chance de caminhar de forma planejada e coordenada. Unidos somos capazes de garantir políticas de desenvolvimento econômico e social sustentável local e regional, inclusive com o acompanhamento sistemático dos nossos representantes nas Assembleias, Câmaras e Poder Executivo.

Com o apoio incondicional ao Codefoz, nós, associados da ACIFI, podemos ir mais longe, colocando em prática ações que projetam nosso desenvolvimento econômico e social sustentável até o ano de 2040. Nessa perspectiva, entendemos que temos um longo caminho pela frente, e a construção dele começa agora.

COMPARTILHAR: