Edição #2

Sociedade apresenta reivindicações aos candidatos

Documento reúne indicadores de resultados para as esferas federal, estadual e municipal; eleitos deverão prestar contas a cada 3 meses

Estamos vivendo uma nova eleição. E com ela vem a pergunta: quais são as principais reivindicações da sociedade para os candidatos? Essa pergunta, de certa forma, é fácil de responder, tendo em vista o acúmulo de estudos realizados pela sociedade iguaçuense especialmente para os pretendentes de cargos eletivos.

Se antes tínhamos várias entidades puxando a apresentação das bandeiras das comunidades, entre elas a ACIFI, hoje iremos viver uma realidade diferente. Esta será a primeira eleição após a criação do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu), oficializado pela Lei Municipal nº 4.041, de 12 de novembro 2012.foz1

Em um formato inovador na cidade, o Codefoz apresenta os principais anseios da população iguaçuense para os candidatos nas eleições de 2014. O documento traz as propostas da sociedade civil organizada para a atuação dos candidatos a deputado estadual e federal, senador, governador e presidente.

As propostas são resultado de consultas realizadas de fevereiro a junho a mais de 180 entidades representativas e grupos organizados das áreas pública e privada, além de participantes efetivos do plenário e das câmaras técnicas do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu.

Segundo o presidente do Codefoz, Danilo Vendruscolo, o apontamento abrange praticamente todos os segmentos da comunidade e contém os projetos e as ações considerados prioritários para a região. “Ele é baseado na vontade popular e em estudos técnicos realizados para nortear os rumos do desenvolvimento local. Todo projeto nasce na base da população e ganha um embasamento técnico no conselho”, explicou.

Consulte – Os indicadores de resultados estão organizados conforme a esfera de poder: são 17 de âmbito federal; 13, estadual; e 21, municipal. Vale destacar que alguns indicadores estão em mais de uma esfera devido a suas características do projeto ou ação. O documento pode ser lido na íntegra no site www.codefoz.org.br/eleicoes-2014/. Participe. Envie seus comentários pela página ou mesmo pelas redes sociais do conselho.

Vendruscolo destaca que a principal proposta para a espera federal é a construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, alinhada à construção da perimetral leste. Essas obras são necessárias para o transporte e logística e para evitar que o excesso de caminhões sufoque o turismo. De cunho estadual, a primordial é avançar na duplicação da BR-277, no trecho de Medianeira a Cascavel.

Já em nível local é fundamental tratar do orçamento do sistema público de saúde, hoje insuficiente para dar conta dos pacientes estrangeiros e de outras cidades do Oeste paranaense. “Hoje, o município gasta mais de 30% do orçamento em saúde, mas por lei a administração pode gastar até 15%. Esse problema precisa ser equalizado e levado ao debate.”

Formato inovador – O principal objetivo da iniciativa é obter o compromisso dos candidatos por meio da assinatura do documento. O plenário instituiu como uma das prioridades o monitoramento sistemático do trabalho dos eleitos. Após janeiro de 2015, os eleitos – ou seus representantes – serão convocados para apresentar, a cada três meses, os resultados de sua atividade como representantes da sociedade.

Conforme Vendruscolo, a ação busca instituir uma nova forma de participação política da sociedade, que deve ser a protagonista do desenvolvimento regional. “Queremos garantir a perenidade das políticas públicas e privadas de desenvolvimento de médio e longo prazo, evitando a descontinuidade ocasionada a cada fim de mandato”, afirmou.

Candidatos serão convidados a assinar documento
O diretor-executivo do Codefoz, Dimas Bragagnolo, explicou que os candidatos a deputado estadual e federal, com título de eleitor em Foz do Iguaçu e nas cidades da 9ª Regional de Saúde, serão convidados à assinatura do documento em uma reunião do plenário do conselho, no dia 20 de agosto. Também deve ocorrer uma reunião, em separado, com cada candidato a senador, governador e presidente.

Para Bragagnolo, as propostas foram amplamente discutidas por mais de um ano. “É uma nova forma de acompanhamento, de gestão política da sociedade, de participação, onde realmente se poderá saber a produtividade do Legislativo e do Executivo. O importante é alcançar os objetivos da sociedade.”

As bandeiras levantadas são médio e longo prazo, com perspectiva para Foz do Iguaçu em 2040. Vendruscolo reforça que as mudanças não acontecem da noite para o dia. “Trabalhamos com política de estado e não com políticas de governo, que mudam de quatro em quatro anos”, disse o presidente do Codefoz.

Vendruscolo finaliza afirmando que a sociedade está pensando para além do imediato. O desafio agora é firmar um compromisso com a classe política, que precisa seguir essa linha traçada no horizonte para, no mínimo, daqui a 20 ou 30 anos. “É preciso semear os grandes projetos agora, para colhermos o resultado daqui a alguns anos”, concluiu.

PRINCIPAIS PROPOSTAS

Nacional
Construção da segunda ponte entre Brasil e Paraguai, alinhada à construção da perimetral leste.

Estadual
Duplicação da BR-277, no trecho de Medianeira a Cascavel.

MUNICIPAL
Equilibrar o orçamento do sistema de saúde. Hoje o município gasta mais de 30% dos recursos públicos no setor, mas por lei a administração pode gastar até 15%.

O documento pode ser lido na íntegra no site www.codefoz.org.br/eleicoes-2014/.

COMPARTILHAR: