Edição #2

Iguaçuense vai ao mercado com frequência e pesquisa antes de comprar

Levantamento inédito realizado pelo Instituto Ipsos Marplan para a RPC TV mostra o comportamento dos consumidores nas gôndolas dos super e hipermercados. A pesquisa indica o padrão de consumo dos moradores de Foz do Iguaçu

Pesquisa 1No momento em que os consumidores enfrentam uma redução no seu poder aquisitivo como consequência do aumento da inflação, a indústria alimentícia e os supermercados, pelo lado do varejo, precisam não apenas manter o ritmo de lançamentos de produtos com maior valor agregado, como também conhecer as necessidades dos clientes e estabelecer laços com seus fornecedores.

A pesquisa inédita encomendada pela RPC TV ao Instituto Ipsos Marplan, e divulgada com exclusividade pela ACIFI, ajuda a explicar o padrão de consumo. Um dos dados é que 85% dos moradores – ou seja, 183 mil pessoas – gastam de meio até dois salários mínimos por mês em compras nos supermercados. O levantamento também mostra que 85% dos iguaçuenses vão com frequência ao mercado. Na média das dez cidades onde a pesquisa foi feita, o índice é de 83%. “Não é uma diferença tão grande, mas mostra que aqui o consumidor gasta mais em supermercados”, observa Daniel Michelazzo, gerente-geral da RPC TV Foz do Iguaçu.

De acordo com o instituto, os itens de alimentação ocupam mais espaço no carrinho, comparados com outras categorias como produtos de limpeza, bebida e higiene pessoal. Entre os entrevistados, 73% disseram que na lista de compras a preferência é por comida. Acompanhando o reflexo registrado no restante do país, a classe C não é a protagonista do gasto em supermercados em Foz. A classe AB responde por 53% do percentual das vendas. Duas das prováveis causas dessa inversão são o endividamento da classe média e a inflação.

Pesquisa 2 Pesquisa 3

COMPARTILHAR: