Edição #2

Identidade digital

Obrigatório para algumas ações junto ao governo e órgãos fiscalizadores, o uso da assinatura digital traz benefício na gestão das empresas e permite mais rapidez em outras operações. Isso sem falar sobre os gastos com papéis, reconhecimentos em cartório e entrega de documentos

Expressões como certificado digital e assinatura digital são cada vez mais conhecidas dos brasileiros. As palavras, que para muitos ainda soam estranhas, são sinônimo de agilidade nos negócios e segurança de informação. Hoje, existem cerca de cinco milhões de certificados digitais – sua grande maioria ligada a pessoas jurídicas – no Brasil. A expectativa de especialistas é que esse número triplique até o próximo ano.

A certificação digital pode ser usada de diversas formas: para uma transação financeira, no comércio eletrônico, em contratos ou até mesmo prontuários eletrônicos nos hospitais. Esse crescimento torna fundamental a adoção de medidas que impeçam fraudes e ações criminais, já que o uso de senhas não atende mais às necessidades de segurança. Por isso, a certificação digital ganha espaço a cada dia.

O documento eletrônico torna as transações on-line mais seguras e permite o acesso a vários serviços pela internet. Com assinatura eletrônica, os profissionais têm a vantagem de resolver diversas questões burocráticas sem sair do local de trabalho. “É muito importante que o empresário e também a pessoa física conheçam os benefícios da tecnologia, que, além de sustentável, agiliza processos e reduz custos. Com o certificado digital é possível se autenticar em sistemas, ter acesso a serviços exclusivos e ainda assinar digitalmente”, ressalta o diretor-executivo da ACIFI, Dimas Bragagnolo.

A ACIFI conta com um posto de atendimento com produtos e serviços da Certisign, líder brasileira no mercado de certificação, que vem expandindo sua atuação. Estão disponíveis certificados dos tipos A1 e A3, e-CPF, e-CNPJ e para OAB, entre outros. Associados têm vantagem de pagar com 23% de desconto. Além dos preços reduzidos, os clientes recebem atendimento qualificado. As validações são rápidas e seguras e podem ser feitas sob agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.

Mais informações pelo e-mail certificacaodigital@acifi.org.br ou pelo telefone 3521-3326.

cartões

 

e-CPF
Certificado digital para pessoas físicas

e-CNPJ
Certificado digital para pessoas jurídicas

Certificados digitais do tipo A1
São armazenados no computador pessoal do usuário, e não há necessidade de uso de cartões inteligentes ou tokens. Os dados podem ser protegidos por uma senha de acesso, criada pelo usuário. Somente com essa senha é possível acessar, mover e copiar a chave privada. A validade é de um ano, contado a partir de sua data de emissão.

Certificados digitais do tipo A3
Mais segurança ao usuário, pois o certificado é gerado, armazenado e processado no cartão inteligente ou token, que permanece inviolável e único. Apenas o detentor da senha de acesso criada no momento de validação pode usar a chave privada. A validade desse certificado é de um ou três anos a partir de sua data de emissão.

NF-e
A Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) é um certificado digital criado especialmente para emitir notas fiscais eletrônicas e atribuir ao funcionário responsável da organização a alçada necessária para a emissão e gerenciamento da NF-e.

Certificado digital OAB
O certificado digital é a identidade do titular no meio eletrônico, que garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio, por isso pode ser utilizado como assinatura digital. Essa, por sua vez, possui validade jurídica garantida pela legislação brasileira, que lhe concede a mesma validade legal que a assinatura manuscrita. Na prática, isso significa que o advogado não precisará ir até o Fórum para assinar e protocolar petições ou consultar autos. Por meio do computador, com conexão à internet e utilizando um certificado digital, ele consegue assinar e tramitar, sem a necessidade de locomoção, impressão de documentos e autenticação adicionais.

Conectividade Social
A Conectividade Social ICP é um canal eletrônico de relacionamento desenvolvido pela Caixa Econômica Federal e disponibilizado gratuitamente às empresas. É utilizado para a transmissão, via internet e no ambiente da própria empresa, dos arquivos gerados pelo programa SEFIP (Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social), sem a necessidade de encaminhamento dos disquetes ao banco quando do recolhimento de FGTS e/ou prestação de Informações à Previdência. Ela também permite acesso às informações do FGTS dos trabalhadores vinculados à empresa, assim como a realização de outras transações relacionadas à transferência de benefícios à sociedade. Para ter acesso ao canal Conectividade Social ICP é necessário um certificado social. São três opções de validade: um ano, 18 meses ou três anos.

COMPARTILHAR: