Edição #2

Codefoz, a força da sociedade

Durante décadas, Foz do Iguaçu bateu cabeça na hora de pensar o seu próprio futuro. Por inúmeras razões. A cada nova tentativa de reunir os moradores, ressurgia a importância de criar um ambiente inovador para abrigar os grandes debates comunitários. A cidade perdeu muito diante desse cenário. Precisou entrar no clima do centenário para começar a construir o espaço em que se faça jus à expressão “sociedade civil organizada”.

Esse “lugar” é o Codefoz! Criada há menos de dois anos, essa ferramenta da comunidade já coleciona algumas conquistas e começa a despertar a curiosidade de um número ainda maior de pessoas. Que bicho é esse? Por que foi criado? Há quanto tempo existe? Pra que serve? Quem pode participar? Essas são as primeiras perguntas que vêm à cabeça logo no primeiro contato com o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu.

O Codefoz é uma espécie de grande guarda-chuva das organizações públicas e privadas  - Foto Kiko Sierich

O Codefoz é uma espécie de grande guarda-chuva das organizações públicas e privadas que representam a população iguaçuense. O colegiado é o ambiente no qual estão as entidades de classe, associações, universidades, conselhos, sindicatos, profissionais liberais, além do prefeito, secretários municipais e vereadores. Homens e mulheres, jovens e adultos, de igual para igual, para debater e definir os rumos ao desenvolvimento da sociedade.

Para o presidente do Codefoz, Danilo Vendruscolo, o desafio está em planejar a Foz do Iguaçu que queremos para 2040, em todos os aspectos, buscando tornar nossa cidade um lugar cada vez melhor para se viver, com qualidade de vida e oportunidades a seus moradores. “Estamos construindo, de maneira participativa, o sonho da comunidade em relação à cidade, contribuindo para diminuir dificuldades na gestão pública”, esclarece.

Democrático – A forma de participação é bem simples. Toda reunião do plenário é pública, sendo o momento maior aquele em que a população se reúne para aprovar as decisões coletivas em prol da cidade. É realizada uma vez por mês, geralmente no auditório da Fundação Cultural, no centro.
A composição do plenário é regulamentada pela mesma lei municipal que criou o Codefoz, a 4.041, de 12 de novembro 2012. Cada inclusão ou mudança deve estar prevista em lei. Atualmente, mais de cem entidades integram o plenário e as câmaras técnicas, confirmando a diversidade de vozes representadas pelo conselho.

Temáticas – E por falar em câmaras técnicas, qualquer morador de Foz do Iguaçu, indicado por uma entidade, pode participar dos encontros ou mesmo propor a criação de novos colegiados temáticos.  No total já são 14 câmaras em funcionamento.
Elas são a porta de entrada dos debates, como se fossem grupos de trabalho nos quais as pessoas se organizam conforme sua área de atuação. Todas as ideias, propostas, projetos, debates e discussões nascem e ganham forma nelas, para depois serem levadas ao plenário.

Representativo – Segundo Vendruscolo, o grande segredo para a aceitação da comunidade é que o conselho é de voluntariado e independente. Sua atuação tem como princípios a ética, a união, o consenso, a continuidade, o engajamento social e o suprapartidarismo. A sua missão e valores estão muito bem claros e alinhados. Todos os assuntos são tratados sem interesses de políticas partidárias ou de governos.

“Temos realizado plenárias sempre lotadas com em média 160 pessoas. O Codefoz organiza as propostas da base da sociedade para atuar como suporte para prefeito e vereadores. São projetos que visam o bem comum. Justamente por isso ele é muito maior que o seu presidente, que a sua mesa diretora. O Codefoz tem vida longa. Ninguém mais segura”, afirma. Quer tirar a prova dos nove? Vamos lá…

AÇÕES EM ANDAMENTO
* Discussão sobre o Plano Plurianual do Município (PPA).
* Elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico de Foz do Iguaçu (PDE).
* Projeto Beira Foz (tendo como primeira etapa a revitalização e iluminação da Ponte da Amizade).
* Revisão do Plano Diretor Municipal.
* Fórum Foz 2040, que será composto pelos desdobramentos dos quatro primeiros projetos, somando-se ainda as ações e projetos desenvolvidos pelas câmaras técnicas do Codefoz.

PROJETOS DE LEI ELABORADOS PELAS CÂMARAS TÉCNICAS

Lei municipal para o incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica
Reestruturação da Secretaria Municipal do Trabalho, Desenvolvimento Socioeconômico, Indústria e Comércio
Lei de ordenamento da publicidade no município de Foz do Iguaçu
Projeto de lei para reformulação do Prodifi (Programa de Desenvolvimento Industrial de Foz do Iguaçu

COMPARTILHAR: