Notícias

Espaço Empreender

Mercado de R$ 1 bilhão

A edição passada da Revista ACIFI trouxe matéria de capa sobre o potencial de R$ 1 bilhão do mercado local para licitações. Com vistas a inserir e estimular a participação das empresas associadas e integrantes dos núcleos setoriais da ACIFI neste enorme filão, o Programa Empreender tem trabalhado junto aos seus nucleados. Entre as ações estão a aproximação do empresariado ao Escritório de Compras e ao Sebrae visando à capacitação profissional para que os interessados participem dos processos públicos. Outra iniciativa são as parcerias com o Sesi/Senai para a formação e qualificação de mão de obra e com a Garantioeste para a obtenção de recurso financeiro quando necessário.

Conselho da Mulher no Outubro Rosa

Levar informações sobre o câncer de mama à comunidade do Porto Meira pautou uma ação realizada pelo Conselho da Mulher Empresária Executiva no dia 4 de outubro. Em parceria com o Rotary Club Foz do Iguaçu, foi organizada uma palestra sobre o tema com o médico Renato Maroja. A iniciativa lembrou a campanha nacional Outubro Rosa e reuniu cerca de 150 pessoas no Colégio Estadual JK. O público interagiu com doutor, fez perguntas e citou casos da doença na família e entre amigos. Ao final foi distribuída uma toalhinha com o símbolo da campanha para que o tema seja lembrado.

Criatividade na comunicação

“Criativos precisam ir além das ideias” e “Do Paraná para o mundo” foram os temas de palestras promovidas em Foz no dia 1º de setembro. A organização foi do Clube de Criação do Paraná (CCPR), em parceria com o Núcleo de Comunicação da ACIFI, Redhook e UDC. Também foi realizado o workshop “Creatives Making – Como transformar ideias em projetos reais que, além de prêmios, conquistam mudanças positivas para a sociedade”. Os eventos fazem parte do Road Show CCPR, que percorre cidades do estado compartilhando conteúdo e tentando inspirar o mercado da comunicação a desenvolver boas ideias.

Feira do Livro atrai 100 mil pessoas

A 13ª Feira Internacional do Livro, realizada entre 7 e 17 de setembro com apoio do Núcleo de Livrarias e Sebos, foi um sucesso de público e de vendas. Segundo os organizadores, cem mil pessoas participaram das 250 atividades que compuseram a programação do evento. No total, foram vendidos 20 mil livros. Neste ano, a feira foi teve como palco o Complexo Bordin, na Avenida JK, onde o público de todas as idades curtiu apresentações artísticas e musicais, debates, cozinha literária, lançamento de obras, entre outras atrações.

Distrito Industrial e Empresarial


O Núcleo do Distrito Industrial teve participação efetiva no projeto de lei do Executivo para transformar o Distrito Industrial em Distrito Industrial e Empresarial. As necessidades do setor foram agrupadas e encaminhadas à Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, que tem sido uma parceira importante, assim como a ACIFI e o empresariado em geral nos projetos do núcleo. Este tem realizado reuniões periódicas para tratar das necessidades e buscar soluções que colaborem ao desenvolvimento e fortalecimento dos setores abrangidos por ele.

Como formar campeões

Foi um sucesso a iniciativa do Núcleo de Academias intitulada “Transformando atletas em campeões”. Realizada no início de setembro, a palestra trouxe a Foz dois nomes com larga experiência na tarefa de preparar campeões. Os convidados foram Mayara Ramos Kawamoto, ex-patinadora artística da seleção brasileira por 20 anos, que hoje é coach e palestrante, autora do método “A mente do atleta campeão”. O outro foi Rony Tschoeke, profissional de Educação Física há 20 anos e palestrante sobre estilo de vida e comportamento.

Finanças e custos em pauta na ATC

A Academia de Treinamento Corporativo (ATC), idealizada pelo Conselho do Jovem Empreendedor de Foz do Iguaçu (Cojefi), desenvolveu mais uma etapa de sua programação de cursos e treinamentos. Desta vez, o tema abordado foi Finanças e Custos, em palestras ministradas pelo consultor Hanor Santos, do Idebrasil – Instituto de Desenvolvimento Empresarial. Os eventos foram realizados nos dias 2 e 23 de setembro, na Uniamérica. Em ambas as oportunidades, o conteúdo trabalhado abrangeu ferramentas e metodologias para aferição do custo e formação de preço de venda, sendo bastante elogiado pelos participantes.

COMPARTILHAR: