Edição #4

Tecnologia de ponta de olho no mercado agrícola

Inova - Foto Kiko Sierich
O forte mercado agrícola na região trinacional atraiu um novo tipo de indústria para Foz do Iguaçu. De olho na produção agrícola no Paraguai e no Oeste do Paraná, a Innova Agrotecnologia inaugurou a primeira fase da sua fábrica e comércio de fertilizantes líquidos. Localizado no Distrito Industrial, o empreendimento também atinge outros centros da América do Sul, como Argentina, Bolívia e Colômbia.

Segundo o gerente administrativo da empresa, Marco Casagrande, a localização geográfica facilita ainda o acesso aos países andinos e ao Sul e Centro-Oeste, dois polos agrícolas do Brasil. “Esses fatores foram determinantes na escolha da cidade para a construção da nossa sede. Além disso, o município oferece qualidade de vida aos seus habitantes”, disse.

A previsão é de um investimento total de R$ 16 milhões. Os investidores são brasileiros que têm seus negócios na área da agricultura no Paraguai há mais de 20 anos, onde atuam em toda a cadeia produtiva, desde a indústria de defensivos, passando pela distribuição de insumos agrícolas, até a produção e comercialização de grãos.

Etapas – O complexo terá um total de 11 mil metros quadrados de área construída. Já estão em pleno funcionamento o escritório central, o laboratório e a planta de produção de fertilizantes líquidos. Atualmente, está em fase final de construção a planta de produção de embalagens e plásticos em geral, que deve entrar em operação até o fim do primeiro trimestre de 2015.

As obras continuam com a construção do centro de treinamento para funcionários e clientes. Esse espaço também atenderá a comunidade acadêmica de agronomia da região. Em 2015 serão construídas as outras duas unidades: a primeira para depósito de produtos terminados e a segunda para produção de fertilizantes granulados e sais.

A fábrica emprega cem pessoas e contratará mais cem até ser concluída. Boa parte da mão de obra é formada por trabalhadores que moram no entorno da planta, “evitando assim o deslocamento via automóvel e ônibus, o que contribui para a preservação da camada de ozônio”. Os engenheiros químicos e técnicos que vieram de fora, por sua vez, já estabeleceram residência no município.

Meio ambiente – A Innova Agrotecnologia tem como preocupação o cuidado com o meio ambiente, tendo sido obedecidas a todas as regras estabelecidas pelos órgãos de controle. “No dia a dia da nossa atividade, atitudes ambientalmente corretas é uma regra a ser seguida entre todos os nossos colaboradores.”

A fábrica adota outras medidas sustentáveis, como a captação e reutilização de 80% da água pluvial oriunda dos telhados das construções. Dessa forma, evita o desperdício desse bem tão precioso.

Innova Agrotecnologia
R$ 16 milhões em investimento
11 mil m² de área construída.
100 empregos na primeira etapa do complexo

COMPARTILHAR: