Edição #18

Sebrae valoriza o empreendedorismo feminino no Paraná

Com 232 histórias inscritas, 13ª edição estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN) reconhece projetos que transformaram a vida de seis mulheres; entre eles, dois do Oeste do Paraná- Foto: Luiz Costa

Elas são bonitas, bem-sucedidas, empreendedoras e, merecidamente, vencedoras. Na cerimônia de entrega da 13ª edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN), realizada dia 25 de setembro, em Curitiba, seis exemplos de persistência, dedicação e superação foram reconhecidos pelo Sebrae/PR.

As seis finalistas da etapa estadual representam as 232 inscritas no concurso que valoriza o empreendedorismo feminino por meio de projetos que transformam vidas e impactam positivamente na sociedade. Entre as vencedoras, duas empreendedoras do Oeste do Paraná.

Primeira colocada, ouro na categoria Pequenos Negócios, a psicóloga Francielli Scharnovski Gonçalves, de Cascavel, emocionou-se ao relatar momentos de renúncia à família e à vida pessoal enquanto corria atrás de seu sonho.

“Não foi fácil chegar até aqui. Acumulamos múltiplas funções e somos cobradas igualmente por nosso bom desempenho em realizar todas elas. Este prêmio é um incentivo a todas que matamos vários leões por dia para seguirmos em frente e realizarmos nossos sonhos”, testemunhou.

Francielli é proprietária da Eu Magro, empresa que surgiu em 2013 com o objetivo de ajudar pessoas com dificuldade de emagrecimento. O Sebrae teve papel fundamental na estruturação da ideia que virou empresa e, em apenas três anos, já contabiliza 1,5 mil clientes atendidos com mais de sete mil quilos eliminados.

“Fiz o Empretec, e muitas portas se abriram. Tive todo o suporte para implementar um bom processo de gestão, e hoje estamos em expansão pelo sistema de franquias. Esse prêmio é só o começo de um projeto que nasceu para transformar vidas”, declarou.

A competição, em âmbito estadual, foi dividida nas categorias Pequenos Negócios (proprietárias de micros e pequenas empresas que estejam estabelecidas formalmente há, no mínimo, um ano) e Microempreendedora Individual (mulheres que trabalhem por conta própria, com faturamento máximo anual de R$ 60 mil, também estabelecidas formalmente há, no mínimo, um ano). Nesta categoria também houve destaque regional, e o troféu Bronze foi para a microempreendedora individual Kelli Cristina Scherer, de Marechal Cândido Rondon.

“Quando me inscrevi, em março deste ano, o objetivo era parar para refletir no meu negócio, tendo uma devolutiva do Sebrae/PR. Muitas vezes, trabalhamos no ‘automático’, sem ter tempo para fazer uma autoanálise e planejar. Assim, a classificação foi uma surpresa para mim. Senti-me valorizada pela minha trajetória e meu trabalho”, lembrou a jornalista, idealizadora e responsável pela Revista Paz, única revista cristã em circulação mensal no município há pouco mais de quatro anos.

Além do empreendedorismo feminino, Kelli e Francielli têm em comum o propósito de promover o bem das pessoas com aquilo que escolheram como negócio e profissão. “O objetivo da Eu Magro é promover bem-estar e qualidade de vida para as pessoas que querem emagrecer com saúde; assim como eu, que perdi 20 quilos com o método”, explicou Francielli.

“Enquanto jornalista, percebi que podia levar informações boas às pessoas através da palavra de Deus. Assim nasceu a Revista Paz, com o propósito de ter um material de qualidade, que acrescente na vida das pessoas”, destacou Kelli.

Oeste do Paraná

Segundo o gerente regional do Sebrae/PR no Oeste, Orestes Hotz, a região sempre participou ativamente do PSMN e já teve outros casos de destaque como nesta edição de 2017.

“Percebemos que as boas histórias de empreendedorismo estão onde há empreendedores engajados e com gosto pelo que fazem, somado a um ambiente de negócios favorável, com instituições que apoiam o empresário a começar e a crescer. O prêmio reconhece tanto o trabalho quanto as histórias de vida das mulheres que estão à frente de negócios”, observou.

Dados da Pesquisa GEM, que mede o grau de empreendedorismo no Brasil, revelam que de 2006 a 2016, a cada três empreendimentos abertos no Brasil, dois são comandados por mulheres. “Além de reconhecer boas práticas, o PSMN tem como objetivo incentivar o empreendedorismo feminino a fim de inspirar outras mulheres a empreender”, comentou o gestor de Empreendedorismo do Sebrae/PR no Oeste, Alan Alex Debus.

Ele também informou que a região será representada pela empresária Francielli Scharnovski Gonçalves na etapa nacional, que acontecerá em novembro em Brasília.

 

Vencedoras

Categoria Microempreendedora Individual

Bronze: Kelli Cristina Scherer – empresa Revista Paz, de Marechal Cândido Rondon.

Prata: Enedi do Nascimento Lozeckyi – empresa Fashion N, de Guarapuava.

Ouro: Sirlei Cabral – empresa Boutique Chique, de Joaquim Távora.

Premiada na categoria Microempreendedora Individual, Kelli Cristina Scherer, de Marechal Rondon, dissemina mensalmente conteúdo de paz e fé aos leitores – Foto: Luiz Costa


Categoria Pequenos Negócios

Bronze: Adriana Dias Pontin – empresa Excelência em Festas, de Londrina.

Prata: Michele Bertoletti Rosso – empresa Vinhos Sanber, de Bituruna.

Ouro: Francielli Scharnovski Gonçalves – empresa Eu Magro – Programa Personalizado, de Cascavel.

Francielli Scharnovski Gonçalves, empresária que leva o Oeste do PR à etapa nacional do PSMN, e Vitor Tioqueta, diretor-superintendente do Sebrae/PR – Foto: Luiz Costa

COMPARTILHAR: