Edição #18

Câmaras técnicas ampliam a integração entre o Codefoz e a comunidade

Alexandre Kraemer – Marcos Labanca

As câmaras técnicas do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu) atuam de forma permanente para identificar e propor soluções que tragam melhorias para a população. Os colegiados temáticos promovem a integração e a articulação dos trabalhos da mesa diretora e do plenário do conselho com a comunidade.

As câmaras técnicas de Saúde e do Terceiro Setor estão realizando estudos e ações em áreas que refletem diretamente no bem-estar, na qualidade de vida e na proteção social dos iguaçuenses. Com agendas distintas, os colegiados reúnem técnicos, gestores, profissionais de organizações e servidores públicos em torno de projetos e políticas para o município.

A Câmara Técnica de Saúde elabora um levantamento dos principais problemas na área e a forma de resolver cada um deles. Divididos em equipes que dialogam e se complementam, em que uma trata da atenção hospitalar e a outra da atenção primária, os integrantes da câmara trabalham com prioridades definidas.

Coordenador da Câmara Técnica de Saúde e odontólogo da rede municipal, Alexandre Kraemer explica que o financiamento e a gestão de toda a rede de proteção estão entre os principais desafios detectados pelo grupo até o momento. “Levantamos os problemas, definimos as prioridades e agora estamos debatendo propostas para resolvê-los”, conta.

Debate ampliado

Conforme Kraemer, o resultado final do trabalho reunirá um conjunto de sugestões para melhorar o atendimento em saúde. O documento será aprovado pela plenária do Codefoz, publicado no órgão oficial do município e deliberado pelo Comus (Conselho Municipal de Saúde). “A execução é de caráter discricionário do prefeito municipal, junto com a sua equipe”, frisa.

Como forma de ampliar o debate, a elaboração da proposta da comunidade para a saúde pública iguaçuense é feita com a efetiva participação dos órgãos e instâncias institucionais. “O Comus possui dois representantes bastante ativos, assim como a secretaria estadual”, explica Alexandre Kraemer, que representa a prefeitura na câmara temática.

Ele ressalta que as reuniões do colegiado acontecem sempre na terceira terça-feira de cada mês, às 18 horas, no Sindicato de Hotéis. “Nossos encontros são públicos, e todas as pessoas interessadas em contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas em saúde são bem-vindas”, destaca Kraemer.

Raio-X

A Câmara Técnica de Saúde do Codefoz é formada por mais de 30 instituições públicas e da sociedade civil. Os participantes são voluntários indicados por universidades, hospitais públicos e privados, igrejas, secretarias municipal e estadual de Saúde, associações, sindicatos, conselhos de classe e de políticas públicas da área.

Terceiro setor aposta na qualificação das organizações

Câmara Técnica do Terceiro Setor – Foto: Paulo Bogler

As atividades da Câmara Técnica do Terceiro Setor focalizam a capacitação e o fortalecimento das entidades, constituindo uma rede de organizações da sociedade civil de Foz do Iguaçu. As formações acontecem ao término das reuniões periódicas da câmara, em oficinas e encontros que abordam as temáticas escolhidas pelos próprios membros.

Entre os treinamentos recentes promovidos pelo colegiado está a formação de media training, ministrada pelo jornalista e apresentador de telejornal Anderson Frigo. Em conjunto com o Departamento de Convênios e Subvenções da prefeitura, foi realizado debate sobre o decreto que regulamenta parcerias entre as organizações sociais e o poder público municipal.

O coordenador da Câmara Técnica do Terceiro Setor, Renann Ferreira, que é advogado e integrante do Rotaract Club de Foz do Iguaçu M’Boicy, explica que a profissionalização das organizações aumenta constantemente. As capacitações da câmara visam a contribuir para fortalecê-las e atualizar suas equipes sobre as legislações que mudam com frequência.

“Nossa missão é dar visibilidade e fortalecer as organizações da sociedade civil. Com isso, promovemos o desenvolvimento social, já que as instituições atuam diretamente com a população beneficiária”, aponta Renann Ferreira. Para ele, o trabalho coletivo contribui para qualificar o atendimento, fortalece a rede e amplia as oportunidades de captação de recursos.

Campanha

A agenda da Câmara do Terceiro Setor inclui a participação na mobilização para aumentar a destinação do Imposto de Renda aos fundos públicos da área social de Foz do Iguaçu. As atividades abrangem conscientização da comunidade, diálogo com contadores e apresentações de exemplos reais de organizações e programas contemplados com a doação.

Perfil

A Câmara Técnica do Terceiro Setor do Codefoz é formada por representantes de organizações da assistência social, saúde, educação, turismo, pessoa idosa, esporte, pessoa com deficiência, criança e adolescente, clubes de serviços, escoteiros e institutos. São 12 organizações oficialmente indicadas, além daquelas com participação eventual.

COMPARTILHAR: