Edição #21

Um mandato intenso em prol de Foz

Leandro Teixeira Costa avalia seus dois anos na presidência da ACIFI

O empresário Leandro Teixeira Costa assumiu a presidência da ACIFI dois anos atrás com um grande objetivo em mente: aglutinar pessoas em torno do associativismo em prol de Foz do Iguaçu.  Cumprida a tarefa de conduzir a entidade, o arquiteto tem inúmeros motivos para comemorar o mandato exercido de maio de 2016 a abril de 2018.

Um breve olhar pelo retrovisor dá a certeza de missão cumprida. Sua gestão fica marcada por várias ações voltadas tanto aos nossos associados quanto a toda a comunidade. Num ritmo intenso e cheio de energia, a diretoria e o Conselho Superior levantaram bandeiras importantes visando ao desenvolvimento socioeconômico iguaçuense.

Tivemos como principais bandeiras: agilidade na emissão de alvará, redução do ISS, campanhas Basta de Vergonha! e Natal Sonho Dourado e defesa das compras públicas. Destaque ainda para: Você Faz ACIFI, obras da nova sede, implantação de novos serviços, integração com núcleos, bem como maior diálogo com associados. Tudo realizado sempre em busca de resultados ao associado, à entidade e à cidade.

Ao cumprir o mandato frente à ACIFI, Leandro Teixeira Costa agradeceu os associados, diretores, conselheiros e colaboradores pelo apoio nos dois anos na presidência e desejou sucesso ao colega Faisal Ismail. “Foi uma honra ter presidido a entidade, uma experiência única para o resto da vida. Concluímos dois anos intensos de atividades em prol do desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu”, afirmou.

Costa ressaltou ainda a prestação de contas aprovada por unanimidade pelos associados em assembleia realizada em abril. Os números retratam a solidez e a força da ACIFI. “A cada gestão, a cada ano, a entidade vem crescendo, tornando-se um modelo a ser seguido empresarialmente. Agradecemos a todos por concluir o mandato com resultado positivo.”

Agora como membro vitalício do Conselho Superior, o empresário continuará colaborando para o fortalecimento da associação. “Com a gestão colegiada, integrada e descentralizada, queremos uma entidade ainda mais ativa, demandada pela sociedade, sempre presente e à frente no desenvolvimento de Foz do Iguaçu. A ACIFI está acima da gente”, completou.

Natal Sonho Dourado

Os associados pediram, e a diretoria atendeu. A campanha se tornou um verdadeiro sucesso na cidade. A maior promoção do varejo paranaense entregou um carro zero-quilômetro para um consumidor de Foz, além de premiar 116 consumidores com vale-compras. No total, 180 empresários, comerciantes e lojistas da cidade participaram da campanha e 1,3 milhão de “rasgadinhas” foram cadastradas por quase 48 mil pessoas que compraram na cidade. Esse número grandioso deu a Foz o título de campeã de “rasgadinhas” registradas no Paraná.

Basta de Vergonha!

Foz do Iguaçu enfrentou uma grave crise política, cujo auge foi em 2016 e 2017. Diante desse caos político, entidades da sociedade civil organizada lançaram uma “Campanha pela Moralização da Política de Foz do Iguaçu”. A mobilização foi coordenada pela ACIFI, OAB e Observatório Social. As entidades reivindicaram redução de gastos, transparência e combate à corrupção na Câmara de Vereadores e prefeitura. O movimento contou com mobilização entre associados, escolas, universidades, instituições públicas e privadas, ações jurídicas, além de forte campanha espontânea de mídia.

 Agilidade nos alvarás

Uma das primeiras reivindicações da ACIFI no biênio 2016/2018 está relacionada à demora na emissão de alvarás em Foz do Iguaçu. Empreendedores e investidores estavam levando meses para obter a licença de estabelecimentos comerciais, industriais, de prestação de serviços, de autônomos e de MEIs. Após inúmeros protestos, a prefeitura deu início à implantação da RedeSim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), que ainda não está 100%, mas diminuiu o tempo na liberação do documento.

Contra o aumento do ISS

Fincamos posição firme contra o aumento do ISS (Imposto Sobre Serviços) de profissionais e empresas que pagavam o valor fixo anual e tiveram alterado o valor para o percentual de 2% sobre o faturamento bruto mensal. A medida onerou ainda mais setores fundamentais da nossa economia, prejudicando assim o crescimento da cidade. Após muita pressão das entidades de classe e, principalmente, várias liminares na Justiça, a prefeitura acenou retornar o regime específico do ISS para profissionais liberais.

Combate à informalidade

Após inúmeras reuniões com a prefeitura, protocolamos pedido de maior fiscalização dos informais, mas a inspeção não é realizada – apesar de reconhecido pelo ente fiscalizador que existe “ampla” informalidade. O aumento de imposto e de custos penaliza quem está legalmente constituído e quem paga seus tributos. É preciso combater a informalidade e ajustar as contas públicas com redução de despesas.

Defesa das compras públicas

Em Foz do Iguaçu, são gastos cerca de R$ 1 bilhão anualmente por mais de 90 órgãos das esferas municipal, estadual e federal. Mas em média metade das compras é absorvida por fornecedores locais e metade delas é aproveitada por fornecedores de outras cidades e outros estados. A ACIFI apoiou o fortalecimento e a estruturação do Escritório de Compras Públicas de Foz. Também cobrou do poder público melhor aplicação dos recursos e apoiou a realização de cursos que estimulem as empresas a participar das concorrências públicas.

Você Faz a ACIFI

Empresários, profissionais liberais, autônomos e microempreendedores de todas as regiões da cidade foram ouvidos pela diretoria, Conselho Superior e equipe da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu por meio da ação Você Faz a ACIFI. Ao longo de dois meses de 2016, a entidade ouviu as demandas de associados e não associados num intenso circuito de encontros in loco em oito grandes bairros e no centro. As reivindicações foram encaminhadas aos órgãos competentes.

Omoiru

A construção da sede da ACIFI e do Residencial Omoiru está a todo vapor. O novo ritmo das obras é resultado dos esforços coletivos da comunidade iguaçuense por meio da Sociedade de Propósito Específico Omoiru. Ela viabilizou, com apoio da ACIFI, a comercialização das últimas unidades residenciais. Com o aporte necessário, será possível realizar esse antigo sonho da comunidade neste ano. Tudo para acelerar a construção e concluir a obra até dezembro de 2018.

Resultado empresarial

A Diretoria 2016/2018 deu continuidade à modernização da ACIFI visando a disponibilizar aos associados produtos, serviços e benefícios que impulsionem o resultado das empresas. O convênio firmado entre a ACIFI e o Tabelionato de Protestos é uma ótima solução para quem precisa receber sem gastar com serviço de cobrança. Isso mesmo, associado à entidade só paga pelo serviço caso o crédito seja recuperado.

Integração com associados

A ACIFI ampliou a integração com os associados e a comunidade. A diretoria elaborou calendário de reuniões regulares com os coordenadores de núcleos do Programa Empreender. Também recebeu periodicamente comitivas dos núcleos em suas reuniões ordinárias. Implantou dois boletins eletrônicos semanais (agenda e resumo das ações), além de canais no site, para falar diretamente com a presidência. Tudo para ouvir os associados e conhecer suas necessidades.

Eventos

Promovemos o ACIFI Integração, uma espécie de tira-dúvidas sobre assuntos pertinentes aos associados, como Previdência Social para empresários e protesto como instrumento para recuperação de crédito. O Encontro dos Núcleos do Programa Empreender também gerou diálogo entre entidade e associados ao reunir cerca de cem empresários de diferentes setores da economia para gerar negócios. Para completar, destaque à continuidade do Ciclo de Palestras e apoio à Feira do Livro, Bar & Negócio$ para Elas e Academia de Treinamento Corporativo.

COMPARTILHAR: