Edição #13

Compromisso com o desenvolvimento

Roni Temp: instrumentos para tornar a gestão municipal mais eficiente, transparente e participativa - Foto: Marcos Labanca

Roni Temp: instrumentos para tornar a gestão municipal mais eficiente, transparente e participativa – Foto: Marcos Labanca

O novo gestor municipal terá grandes desafios para conduzir a cidade nos próximos anos, dialogando e atendendo às demandas defendidas pela comunidade iguaçuense. As reivindicações da sociedade civil organizada estão reunidas na Carta-Compromisso do Codefoz (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu), apresentada em reunião plenária do conselho durante a campanha eleitoral.

São propostas que respondem às demandas do presente e contribuem para preparar a cidade para o futuro. A carta-compromisso contém ações e projetos prioritários, elaborados a partir de estudos técnicos e debates com a população. O documento reúne políticas públicas, iniciativas de gestão e obras de infraestrutura que propõem uma transformação no sistema de transportes e em mobilidade urbana.

O presidente do Codefoz, Roni Temp, destaca que o novo governo tem à disposição um programa elaborado de forma participativa e colaborativa por representantes de mais de 180 entidades iguaçuenses em quatro anos de trocas de experiências, análises e debates. As proposições são resultado da participação de técnicos, empresários, lideranças sociais e comunitárias, professores e integrantes de instituições públicas e privadas de Foz do Iguaçu.

“Trata-se de um documento abrangente, com instrumentos para tornar a gestão municipal mais eficiente, transparente e participativa e apresenta medidas para o crescimento econômico e a geração de empregos”, explica Temp. “O termo de compromisso do Codefoz também propõe políticas públicas nas áreas de turismo, educação, meio ambiente, saúde e cultura e enfatiza as grandes obras para qualificar a infraestrutura da cidade”, complementa.

Projetos estruturantes

O documento reúne políticas públicas, iniciativas de gestão e obras de infraestrutura - Foto: Marcos Labanca

O documento reúne políticas públicas, iniciativas de gestão e obras de infraestrutura – Foto: Marcos Labanca

Entre as grandes obras para Foz do Iguaçu que integram a Carta-Compromisso do Codefoz estão o projeto Beira Foz, o novo sistema de pistas do Aeroporto Internacional Cataratas, a duplicação da Rodovia das Cataratas, a revitalização da Avenida das Cataratas (do Boicy ao trevo da Argentina), o Complexo Esportivo e de Eventos (Autódromo e Condomínio de Atrativos) e a construção do viaduto da Avenida Costa e Silva com a BR-277, cujo projeto foi aprovado pelo DNIT.

O secretário do Codefoz e superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, ressalta a importância desse conjunto de investimentos para o crescimento da cidade. “São projetos que estão sendo defendidos pela sociedade civil e por diversas instituições públicas junto a instâncias governamentais. Há uma união para garantir a efetivação dessas obras, que são necessárias para o desenvolvimento de Foz do Iguaçu”, explica.

Piolla detalha que os projetos vêm sendo trabalhados ao longo dos anos. “São propostas que estão em fase adiantada, tramitando em ministérios e outros órgãos”, aponta. “São obras que já possuem projetos básicos e de engenharia e documentação complementar. É o caso da ampliação do aeroporto, que conta com o plano diretor aprovado pela ANAC, e a duplicação da Rodovia das Cataratas, que já obteve a licença ambiental.”

Participação da comunidade
Além de apontar as propostas prioritárias da sociedade civil organizada para a gestão municipal, o trabalho de construção da carta-compromisso reflete o objetivo do Codefoz de instituir uma nova forma de participação política da comunidade nas instâncias de decisão. “A sociedade assumiu o seu protagonismo, se envolvendo ativamente no debate sobre o futuro da cidade. É uma participação construtiva que vamos manter”, reflete Roni Temp.

O presidente salienta ainda que o Codefoz seguirá desempenhando o papel de acompanhar e fiscalizar a execução das políticas públicas e de estimular o diálogo entre a sociedade civil e o poder público. “Continuamos discutindo com a sociedade e vamos contribuir para efetivar as propostas que constam da carta-compromisso do conselho para assegurar desenvolvimento, qualificar a administração e garantir a oferta de serviços públicos para a população”, conclui Temp.
Eixos temáticos

A Carta-Compromisso do Codefoz abrange eixos temáticos relacionados às principais áreas da administração municipal. O documento reúne propostas voltadas para a estrutura do Codefoz, gestão participativa, transparência, gestão profissionalizada, desburocratização, política fiscal, incentivo ao desenvolvimento econômico e social, planejamento urbano, turismo, meio ambiente, saúde, área social, educação, educação especial, educação fiscal, esportes e cultura.

A íntegra da Carta-Compromisso do Codefoz assinada pelo prefeito está disponível aqui: www.codefoz.org.br.

COMPARTILHAR: