Acadêmicos de Administração da UDC levam melhorias de gestão para empresas de Foz
Patricia Lass Weisheimer
Com o mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e exigente, as expectativas com relação aos futuros administradores e gestores, mesmo em início de carreira, fazem com que os acadêmicos se esforcem cada vez mais em busca da formação com qualidade, aliada a uma oportunidade de aplicar a prática profissional com as ferramentas adquiridas ainda na academia.
Partindo deste princípio e da alta competitividade entre as empresas, o Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC) dispõe do Núcleo de Prática Profissional, para os acadêmicos de Administração. Trata-se de um ambiente de grande relevância para a formação do administrador, no qual os estudantes podem colocar em prática todas as ferramentas que aprendem antes mesmo da formatura, durante os anos de curso.
O Núcleo de Prática Profissional da UDC serve como laboratório para que os universitários realizem consultorias empresariais e trabalhem o pensamento crítico sobre a gestão empreendedora inovadora e o desenvolvimento de projetos de alto impacto para o ambiente empresarial.
Já são 36 empresas de pequeno a grande porte que, juntamente com os acadêmicos, desenvolvem o Diagnóstico Organizacional. Um dos objetivos dessa ação é obter uma visão global da situação da empresa, detectando possíveis problemas, falhas ou ineficiências na gestão.
Cada organização tem sua particularidade e é um sistema único, no qual os processos, departamentos e pessoas devem trabalhar de forma integrada na busca dos objetivos organizacionais. Qualquer falha pode prejudicar a eficiência e a eficácia da gestão empresarial.
Outro objetivo do diagnóstico é a identificação dos pontos fortes e fracos da organização e o que deve ser aplicado ou melhorado na empresa. É por meio de técnicas e metodologias específicas que as reais necessidades de mudança serão detectadas, com o propósito de aprimorar a eficiência do trabalho.
Nesse contexto, o Núcleo de Prática Profissional desenvolve um papel relevante no diagnóstico organizacional e na pesquisa de mercado para que sejam obtidos resultados precisos. Assim os acadêmicos utilizam as competências, conhecimentos e habilidades adquiridos durante o curso de Administração.
Para mais informações, as empresas interessadas devem entrar em contato com a coordenação do curso de Administração e do Núcleo de Prática Profissional – UDC Centro Universitário.
Patricia Lass Weisheimer é jornalista do Centro Universitário UDC.