Edição #12

Empreendedorismo lapidado

empretec
Há 23 anos sob supervisão do Sebrae, Empretec é uma das mais importantes ferramentas de capacitação empresarial aplicadas no país.

No Brasil, o Empretec é realizado há 23 anos exclusivamente pelo Sebrae e capacita em torno de dez mil participantes ao ano com uma metodologia da Organização das Nações Unidas (ONU) voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócios. Desde sua criação, aproximadamente 215 mil empreendedores participaram dos seminários. No Paraná são cerca de seis mil empretecos (como são chamados os participantes do programa). Em Foz do Iguaçu, o Sebrae/PR já formou 500.

A experiência incentiva o participante a identificar ou melhorar suas oportunidades empresariais, entender seu próprio comportamento ao assumir riscos calculados e apreciar a importância da persistência e do cumprimento do contrato de trabalho. “O seminário tem como objetivo principal potencializar a capacidade empreendedora dos participantes”, resume Adilson dos Santos, líder do seminário realizado em Foz do Iguaçu entre os dias 18 e 23 de julho.

Ao participar do Empretec, ele passa a compreender a relação existente entre qualidade, eficiência e êxito empresarial, assim como a importância de se buscar informações e avaliar seu planejamento atual e sua capacidade para a solução de problemas. A metodologia foi baseada em grandes estudiosos, como o psicólogo norte-americano David McClelland. A partir de estudos empíricos, ele descobriu que todos os empreendedores de sucesso, mesmo aqueles sem formação acadêmica ou orientação teórica de gestão, possuem características comportamentais idênticas. E concluiu que para alcançar o sucesso à frente dos negócios é fundamental que o empresário não só domine as técnicas de gestão, como também desenvolva suas características de comportamento empreendedor.

Essa metodologia é aplicada com dinâmicas de grupo, vivências e jogos empresariais para lapidar o processo de tomada de decisão do empresário. Os participantes são colocados em situações difíceis do dia a dia de empresas, tendo assim noções de como o empreendedorismo funciona na prática.

Público-alvo

O Empretec é destinado a empresários que queiram desenvolver posturas mais agressivas no mercado e a pessoas que desejem iniciar um empreendimento com mais segurança. O perfil dos participantes é bem variado. Homens e mulheres de diferentes faixas etárias dividem o espaço igualmente. A diversidade do público é outro fator que enriquece o seminário, como a exposição de realidades e de experiências diferentes vividas e compartilhadas por cada uma das pessoas. Muitas vezes o problema atual de um empresário já foi superado no passado por outro, e eles acabam “trocando figurinhas” durante o curso.

É feita uma avaliação inicial para mapear o perfil empreendedor de cada participante, bem como avaliar se o momento de vida dele é propício para viver a experiência de participar do seminário. Todos podem fazer, mas quem já tem uma empresa pode aproveitar melhor, pois poderá aplicar todas as técnicas logo após a experiência. Além disso, tempo e disposição são requisitos indispensáveis para alcançar sucesso no Empretec. Em contrapartida, não é recomendado que familiares, sócios e chefes com seus respectivos subordinados façam o seminário ao mesmo tempo.

“O Empretec é uma experiência única. Se a pessoa faz uma vez, não pode participar novamente, porque o programa é vivencial e não faria sentido uma segunda participação”, afirma Adilson.

Impactos positivos

A intensidade com que o Empretec impacta a vida de cada empreendedor varia muito de pessoa para pessoa. Mas o resultado pós-seminário é sempre positivo, tanto que 97,6% dos participantes indicam a experiência para amigos e familiares. Os ganhos são altos tanto para o empreteco e sua empresa como para a sociedade em geral.

“Por tratar-se de um seminário com ênfase comportamental, o empreendedor também deve estar em um momento profissional, emocional e físico favorável e saudável em sua vida”, completa Adilson.

Dados do Sebrae mostram que após o Empretec, 61% das empresas passam a empregar, em média, 71% funcionários a mais. Em termos gerais, a massa salarial também cresce 36%. Já o custo por emprego gerado cai 35%, uma vez que os empreendedores melhoram sua organização interna e potencializam a distribuição de atividades e definições de responsabilidades, tornando o trabalho mais eficiente.

Comportamento empreendedor

Durante o Empretec, o empresário tem a oportunidade de exercitar as características do comportamento empreendedor que foram eleitas pela ONU no pós-guerra. As dez características trabalhadas são: busca de oportunidades e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança.

COMPARTILHAR: