Edição #11

Centro de Capacitação do Sindhotéis vai “revolucionar” turismo

 

Formação e especialização incluem parcerias com instituições renomadas, como a Le Cordon Bleu

Formação e especialização incluem parcerias com instituições renomadas, como a Le Cordon Bleu

A formação e a especialização de profissionais das áreas de hotelaria, gastronomia e lazer da região de Foz do Iguaçu vão passar por uma verdadeira revolução com a inauguração do Centro de Capacitação do Sindhotéis, em 19 de maio, quando o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares comemorou 41 anos de existência.

Além de cursos, palestras, workshops e seminários para todas essas áreas de atividade, o centro terá também parceria com a Le Cordon Bleu, que trará para Foz do Iguaçu uma das principais referências mundiais na formação de chefs de cozinha. A vinda da escola de culinária francesa é fruto do trabalho conjunto de gestão pedagógica com a Uniamérica.

Com quase 1.500 m² de área construída, o Centro de Capacitação conta com salas de aula, auditório para 150 pessoas, uma cozinha-escola de 500 m² com os mais modernos equipamentos, uma suíte de 75 m² para aulas de governança e laboratórios para eventos e turismo, entre outras atividades.

A parceria com a Le Cordon Bleu pode levar Foz do Iguaçu a um novo e desejado nível gastronômico, prevê o presidente do Sindhotéis e do Fundo Iguaçu, Carlos Silva. “A gastronomia é um produto forte e precisa desse grau de excelência”, afirma. Mas ele aposta também em outros parceiros importantes para tornar Foz do Iguaçu ainda mais preparada para receber turistas do mundo inteiro.

Silva cita, por exemplo, a Associação Brasileira de Governança em Hotelaria, referência no setor com cursos para hotéis como Copacabana e Bourbon, e também os cursos do Senac, fundamentais para o atendimento no dia a dia de hotéis e restaurantes. Haverá ainda cursos de idiomas, a cargo de instituições especializadas.

O presidente do Sindhotéis diz que a previsão é iniciar em julho os cursos básicos de qualificação profissional. Serão de curta duração, com duas a seis horas de aulas teóricas e práticas. Depois haverá outros mais especializados, como o curso Cozinha do Mundo, para a preparação de chefs.

O Centro de Capacitação do Sindhotéis será administrado pela Faculdade Uniamérica, que procurará trazer para a região de Foz do Iguaçu “o que há de melhor no Brasil e no mundo – os melhores cursos, os melhores professores e as melhores marcas nacionais e internacionais nas áreas de gastronomia, eventos, lazer e hotelaria”, garante Ryon Braga, diretor-presidente da instituição.

Para ele, o centro será “um marco histórico na formação das lideranças” do setor de turismo. Outras instituições de ensino já confirmaram apoio ao Centro de Capacitação, entre as quais a UDC, que dará apoio pedagógico à Uniamérica, IFPR, Unila, Unioeste, Unifoz e Senac.

A escolha da Uniamérica para administrar o Centro de Capacitação se deve a alguns fatores, especialmente ao fato de que é a única instituição de ensino comunitária de Foz do Iguaçu e com a mesma natureza jurídica do Sindhotéis – ambas são associações sem fins lucrativos. A Uniamérica tem ampla experiência em parcerias nacionais e internacionais na área da educação e já mantém convênios com importantes marcas da gastronomia e da hotelaria internacionais. Esses convênios serão estendidos ao Sindhotéis.

Apoio
centro-capacitacao-interno
A implantação do Centro de Capacitação contou com o aporte de mais de 30 associados do Sindhotéis e patrocínio master da Itaipu Binacional, Fundo Iguaçu, Iguassu Convention & Visitors Bureau, Confederação Nacional do Comércio e Federação Brasileira de Hospedagem e Gastronomia, além do apoio de dezenas de empresas da região.

O Fundo Iguaçu teve um papel decisivo na implantação do centro. A cozinha, considerada hoje uma das mais bem equipadas do Brasil, recebeu apoio financeiro do fundo, que também vai possibilitar a vinda a Foz do Iguaçu da escola Le Cordon Bleu, como destaca o superintendente de Comunicação Social da Itaipu e vice-presidente da instituição, Gilmar Piolla.

“Queremos que a nossa gastronomia se transforme num atrativo turístico”, afirma. Segundo Piolla, “as pessoas deverão vir a Foz do Iguaçu atraídas também pela nossa gastronomia e pelos serviços de qualidade oferecidos pela rede hoteleira”.

O setor

As áreas de hotelaria, motelaria, gastronomia, turismo e lazer na região de Foz do Iguaçu (que inclui Santa Terezinha de Itaipu, Medianeira, Matelândia, São Miguel do Iguaçu, Diamante D’Oeste, Itaipulândia, Missal, Ramilândia e Serranópolis do Iguaçu) são formadas por mais de 1.100 empresas, que geram 8,3 mil empregos diretos e mais de 14 mil indiretos.

O projeto do Centro de Capacitação tem os seguintes objetivos:

  • Capacitar empresários e profissionais.
  • Aperfeiçoar empresários em gestão de negócios.
  • Qualificar profissionais do setor.
  • Melhorar a qualidade dos serviços prestados.
  • Melhorar os resultados nas empresas.
  • Atender às demandas sociais e do mercado de trabalho.
  • Alcançar grau de excelência nos processos de ensino e aprendizagem.
  • Incentivar o compartilhamento do conhecimento.
  • Aperfeiçoar os processos operacionais e administrativos de planejamento, gestão e inovação.

O Centro de Capacitação do Sindhotéis vai funcionar na Rua Cecília Meireles, 637, Jardim Central, em Foz do Iguaçu/PR. O CEP é 85.864-530. O site é www.capacitacaosindhoteisfoz.com.br.

COMPARTILHAR: