Edição #11

Integração por meio do conhecimento

Com pouco mais de seis anos de atividades, UNILA já está entre as melhores universidades do país

Criada em 2010, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) é uma das mais jovens instituições federais de ensino superior do Brasil. E mesmo ainda em fase de consolidação, a instituição já vem sendo reconhecida nacionalmente e tornando-se referência. Exemplo disso foi a terceira colocação obtida pela universidade no Índice Geral de Cursos (IGC-MEC). Com pontuação de 4,247, numa escala de 1 a 5, a UNILA ficou atrás apenas da Unicamp (4,380) e da UFRGS (4,349).

O IGC é um indicador de qualidade do Ministério da Educação que avalia todas as universidades e institutos federais do país, levando em consideração os conceitos dos cursos de graduação avaliados, as avaliações dos programas de pós-graduação e a distribuição dos estudantes nos diferentes níveis de ensino. Além da UNILA, apenas outras 11 universidades – todas públicas – obtiveram conceito 5, quando o IGC contínuo fica entre 3,9 e 5.

Diferenciais

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A UNILA tem como missão institucional formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina e Caribe. A instituição é oficialmente bilíngue, com aulas ministradas tanto em português quanto em espanhol. Outro diferencial é o Ciclo Comum de Estudos, que está presente em todos os cursos de graduação da universidade e contempla conteúdos de Línguas (português e espanhol); Epistemologia e Metodologia Científica; e Fundamentos da América Latina.

Além disso, é característica fundamental das graduações da UNILA a interdisciplinaridade, com a possibilidade de que o aluno transite por várias áreas do conhecimento, respeitando sua formação básica. Dessa forma, a instituição não conta com departamentos de cursos de graduação. As carreiras estão agrupadas em centros interdisciplinares, o que faz com que os cursos “conversem” entre si.

A interculturalidade também é muito presente na UNILA. Seu corpo discente é formado, atualmente, por mais de três mil estudantes de diversas regiões do Brasil e de outros 16 países da América Latina (Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, El Salvador, Haiti, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Panamá e Guatemala). Já os professores são oriundos de 15 países, com representantes da América Latina, Europa, Ásia e África.

Infraestrutura

Desde o início de 2016, a UNILA está utilizando todo o complexo Jardim Universitário, que antes era compartilhado com a Uniamérica. O espaço, que já vinha sendo usado pelos cursos de Medicina, Biotecnologia e Saúde Coletiva, passou a sediar 11 dos 29 cursos de graduação da instituição.

A unidade Jardim Universitário tem 19 mil m² de área construída. O local conta com 44 salas de aula, espaços administrativos, biblioteca, salas de reuniões, salas de professores, almoxarifado, auditório com capacidade para 450 pessoas, além de 11 espaços laboratoriais em funcionamento. Há, ainda, a previsão de instalação de outros 59 laboratórios no local.

Com o uso integral do complexo Jardim Universitário, a universidade passa a ocupar cinco imóveis em Foz do Iguaçu. No Parque Tecnológico Itaipu (PTI), ficam as salas de aula e laboratórios dos demais cursos da UNILA, com exceção da graduação em Música, que utiliza o Edifício Almada, localizado na Avenida Tancredo Neves, para suas atividades. Os setores administrativos ficam concentrados na unidade Vila A; e o almoxarifado, em um imóvel no bairro Portal da Foz.

Extensão e pesquisa

No decorrer deste ano, a UNILA irá realizar 140 ações de extensão (90 projetos, 40 cursos e dez eventos), voltadas à comunidade regional. As atividades abrangem diversas áreas, como saúde, meio ambiente, direitos humanos, culturas e artes, entre outras. Em relação aos cursos de extensão, destaque para as atividades nas áreas de línguas e música. Além das ações aprovadas no edital regular, a Pró-Reitoria de Extensão lançou um edital específico para selecionar ações voltadas à sensibilização, prevenção e eliminação de focos dos mosquitos Aedes aegypti e Aedes albopictus.

No campo da investigação científica, são mais de 260 projetos de pesquisa coordenados por professores da instituição. Já os programas de iniciação científica e de inovação da UNILA têm 139 estudantes bolsistas e voluntários desenvolvendo pesquisas. A participação nessas atividades de iniciação científica é de grande importância na formação acadêmica, pois proporciona experiências que facilitam o ingresso dos estudantes em programas de pós-graduação.

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