Edição #1

Qualidade comprovada

Natalia_1A ACIFI é certificada pela norma ISO 9001:2008 desde março de 2011. Um dos itens da política da qualidade ACIFI é a melhoria contínua, cujo foco é o aprimoramento dos seus processos administrativos. A satisfação do cliente e desenvolvimento dos colaboradores são outros itens fundamentais para a manutenção do sistema de gestão da qualidade. Manter a norma implementada ano a ano implica a realização de auditorias internas, auditorias externas e após dois anos a recertificação, obtida pela associação em novembro do ano passado.

Segundo a coordenadora operacional da ACIFI, Natalia Fuentes, a ISO 9001 é uma entre as normas da série de sistemas de gestão da qualidade e tem o papel primordial de alavancar o melhor da gestão de uma empresa ao permitir entender seus processos e melhorá-los continuamente. “A certificação fez toda a diferença, pois são poucas associações empresariais do Brasil que conquistaram a ISO”, exalta.

A coordenadora acredita que a qualidade dos serviços oferecidos pela entidade tem a ver com o foco na melhoria contínua que envolve os procedimentos de ações corretivas, nos quais cada vez que surge um problema é investigada e eliminada a causa para evitar que ele volte a se repetir.

Para verificar se o Sistema de Gestão da Qualidade está aplicado dentro dos requisitos da norma, colaboradores da entidade são treinados para desempenhar o papel de auditor interno. O auditor líder do I (Instituto Tecnológico de Avaliação e Certificação da Conformidade) (ITAC), Fábio Barbosa, explica que a cada dois meses os auditores internos avaliam os procedimentos que envolvem os demais funcionários, organização e satisfação do cliente, que no caso da ACIFI são os associados. Ele acredita que o aprimoramento da qualidade dos serviços oferecidos pela entidade é a razão pela qual as auditorias são realizadas, pois, os resultados desse trabalho são úteis na identificação e implementação de oportunidades de melhorias.

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