Edição #1

Foz do Iguaçu em números

Uma pesquisa inédita encomendada pela RPC TV ao Instituto Ipsos Marplan fez o mapeamento das vocações econômicas de Foz do Iguaçu que, além de entender o comportamento demográfico da população, mostra também como essas pessoas consomem, como tomam suas decisões no momento da compra e o que desejam consumir. 

 

Um estado que oferece uma diversidade de oportunidades de negócios. Assim pode ser definido o Paraná, após o resultado da primeira pesquisa encomendada pela RPC TV ao Instituto Ipsos Marplan. Para conhecer melhor o perfil de hábito e comportamento dos consumidores foi feito um mapeamento das vocações econômicas das dez principais cidades do Paraná, entre elas Foz do Iguaçu.

“Identificar as oportunidades e quem são esses consumidores que moram no Paraná, pode ser determinante para o sucesso de uma campanha ou de um novo negócio”, afirma Daniel Michelazzo, gerente-geral da RPC TV em Foz do Iguaçu. O objetivo, segundo ele, ao realizar a pesquisa é fornecer uma base ampla de informações por meio de parcerias com entidades como a ACIFI. “A pesquisa não foi feita para ficar com a gente, queremos compartilhar e a associação irá publicar nesta e nas próximas edições da Revista ACIFI, dados que poderão ser de grande utilidade para abertura de um novo negócio ou expansão dos já existentes”, acrescenta.

Informações estratégicas
A pesquisa oferece dados atualizados e confiáveis para que o empresário tenha informações seguras das oportunidades de negócios. Para Marcos Franco, diretor de Marketing da RPC TV, os resultados já apontam oportunidades em vários segmentos da economia a serem explorados.

Além dos perfis de consumo, o levantamento traz dados socioeconômicos e culturais e revela que Foz do Iguaçu não segue os mesmos comportamentos identificados nas demais cidades. No relatório, 29% da população afirma que utiliza a internet como fonte de informação para compra, no entanto, a pesquisa on-line de preços não significa necessariamente a efetivação das vendas. O relatório indica que, apenas 12% das pessoas que acessaram a internet nos últimos 30 dias, efetuaram compras neste canal.

Outra constatação é que as mulheres têm apenas 53% de participação nas decisões das empresas, é o menor índice do Estado; e 10% dos entrevistados declaram não ter nenhuma religião. “Nesse contexto fica evidente que Foz possui características singulares e não há um comportamento padrão”, avalia. O executivo aponta que a grande lição é que Foz do Iguaçu deve descobrir o seu próprio perfil. “Primeiramente é necessário saber que esses dados significam, depois de identificar quem são e o que esperam esses consumidores é essencial procurar meios para se conectar melhor com eles daqui para frente”, avalia Marcos.

pesquisa1O que é o Instituto Ipsos Marplan?

O Instituto Ipsos Marplan é a terceira maior empresa de pesquisa e inteligência de mercado do mundo.
Fundado na França em 1975, conta hoje com 16 mil funcionários e está presente em 85 países.
Sua pesquisa é amplamente reconhecida pelo mercado publicitário e chegou à 50ª edição em 2013.
Os estudos Marplan fornecem o perfil e comportamento de vários segmentos e regiões inclusive de Foz do Iguaçu, reunindo informações que permitem que as empresas se conectem melhor com seus públicos e mercados.

Como a pesquisa é aplicada?

  • Para levantar as informações, os entrevistadores da Ipsos percorrem vários quilômetros em busca de pessoas que queiram compartilhar seu comportamento, opiniões e estilo de vida;
  • Todas as entrevistas são realizadas na casa do entrevistado e só maiores de 10 anos estão aptos a responder o questionário;
  • Algumas perguntas específicas, como bebidas alcóolicas e produtos financeiros podem ser respondidas somente por maiores de 24 anos;
  • Em todas as entrevistas com menores de 14 anos, é obrigatória a presença ou autorização por escrito dos pais ou responsáveis;
  • Para chegar ao número exato da população que irá representar aquele mercado, são utilizados dados do censo do IBGE e duas técnicas de amostragem: a Probabilística e a Dirigida. A combinação dessas duas técnicas permite compreender um volume maior de indivíduos, com maior poder aquisitivo, de forma a conseguir extrair informações mais detalhadas.

Na amostra probabilística, todas as pessoas tem chance calculável de pertencerem à amostra, ela é composta por três etapas:

  1. É realizado o sorteio censitário da área geográfica.
  2. Seleção do domicilio. Nessa etapa, o entrevistador deve percorrer cada quarteirão no sentido horário do relógio. Essa é uma regra de âmbito nacional para o uso de setores censitários. Os domicílios são selecionados através de critérios de amostragem, garantindo que todos tenham a mesma chance de serem selecionados.
  3. Nesta última etapa, o entrevistador precisa saber o sexo e a idade de todas as pessoas que residem no domicilio. Estes dados serão anotados na primeira página do questionário e então é feito um sorteio.

O questionário é composto por perguntas relacionadas á mídia: dados demográficos e posse de bens: consumo / uso de produtos e serviços; hábitos de lazer, comportamento estilo de vida e cesta de gastos.

O mesmo entrevistado responde a todas as questões, o que é chamado Single Source, que significa Fonte Única. O questionário foi elaborado de forma a deixar o entrevistado confortável.

Com as informações colhidas, 20% do material gerado por cada entrevistador, é checado mediante revisita aos entrevistados. Todos os dados são auditados pelo sistema de processamento adotado pela Ipsos para que as entidades, organizações e associações tenham em mãos um estudo que é referência no mercado, que proporciona entendimento e a compreensão dos hábitos e comportamentos do Iguaçuense e dos Paranaenses.

Perfil da Cidade – Escolaridade

Escolaridade                                                 Comparativo
Foz do Iguaçu                                           Demais Cidades
Analfabetos 4%                                                 4%
Ensino Fundamental 43%                                46%
Ensino Médio 34%                                           34%
Ensino Superior 19%                                       16%

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