Edição #1

Campanha incentiva histórias de empreendedorismo feminino

Vídeo postado pelo Sebrae/PR na internet e nas redes sociais ensina microempreendedoras individuais, empresárias e produtoras rurais a se inscrever no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios; inscrições terminam em julho

O Sebrae/PR lançou na internet uma campanha para incentivar a participação de empreendedoras e empresárias paranaenses na décima edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. O objetivo é aumentar cada vez mais as inscrições no Paraná e, para isso, foi produzido um vídeo que explica, passo a passo, como funciona o processo de inscrição. O material foi postado no Facebook, no Twitter, no Youtube e está disponível no Portal do Sebrae/PR.

O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, que completa dez anos em 2014, é uma iniciativa do Sebrae Nacional e visa reconhecer, divulgar e premiar histórias de empreendedorismo feminino que fazem a diferença. As inscrições já podem ser feitas por meio do site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br, até o próximo dia 31 de julho. As candidatas poderão concorrer às etapas estadual e nacional, em três categorias: microempreendedora individual, pequenos negócios e produtora rural.

Dentre os critérios que serão julgados, para escolher as vencedoras estão: superação da mulher; visão de futuro; ideias inovadoras; atuação democrática; participação ativa nos negócios; ambiente agradável para quem trabalha no seu negócio; relacionamentos duradouros com os clientes; preocupação com o meio ambiente e a cultura; lições aprendidas; resultados obtidos; e contribuição para o desenvolvimento de outras empreendedoras.

O coordenador estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e consultor do Sebrae/PR, Lucas Hahn, afirma que a ideia da campanha surgiu por que muitas empreendedoras deixam de participar por considerarem o processo de inscrição complexo. “O Paraná tem muitas histórias de empreendedorismo feminino, que merecem ser contadas. Com a campanha, queremos encorajar as empresárias, mostrando que é fácil participar”, afirma.

Além de preencher o formulário de inscrição, disponível no site do Prêmio, as microempreendedoras, produtoras rurais e empresárias paranaenses devem fazer uma redação, contando sua trajetória de empreendedorismo, com detalhes que ajudem os jurados a entender o diferencial de seus negócios.

De acordo com Lucas Hahn, é nessa fase que a maioria das candidatas demonstra dificuldade. “A redação é fundamental para o processo seletivo. O problema é que muitas das candidatas não conseguem colocar no papel suas histórias.”

Para auxiliar no processo, no próprio site de inscrição, existe um questionário composto por dez perguntas, com o objetivo de ajudar as potenciais candidatas a formular seus textos. “Ao responderem as questões, elas produzirão, indiretamente, suas redações, ressaltando os pontos que serão considerados pelos jurados”, explica o coordenador estadual do Prêmio.

Além disso, na campanha para a internet, as paranaenses são incentivadas pelo Sebrae/PR a produzir elas mesmas também um vídeo, contando suas histórias, seus desafios e superações, conforme explica a consultora do Sebrae/PR, Marielle Rieping.

“Quem preferir, poderá falar em vez de escrever. Os vídeos serão selecionados pelos consultores que entrarão em contato com as empresárias para ajudá-las a escrever suas histórias. O material pode ser algo bem simples, apenas com o relato da candidata”, destaca a consultora. Marielle Rieping, que na campanha do Prêmio para a internet atua como uma espécie de tutora para o passo a passo da inscrição, ressalta que é importante também mostrar como o empreendedorismo feminino pode fazer a diferença.

Lucas Hahn reforça que, apesar de todo o auxílio que o Sebrae/PR oferece, a redação ficará a cargo das potenciais candidatas. “Vamos dar o apoio necessário para que elas consigam contar suas histórias. Mas é importante ressaltar que elas terão que escrever seus textos, desenvolver o relato de suas histórias”, observa o coordenador estadual do Prêmio.

Para assistir ao link da campanha paranaense à nova edição do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, basta acessar o site http://www.sebraepr.com.br/PortalInternet/Mulher-de-Negocios, as páginas do Sebrae/PR no Facebook (facebook.com.br/sebrae/pr) e no Twitter (twitter.com.br/sebrae_pr) e seu canal no Youtube (sebrae/pr).

Lição de vida
Depois de se formar em Administração, em 1997, Cristiane Sphor, de Marechal Cândido Rondon, oeste do Paraná, estava com dificuldade em arrumar emprego. Foi caixa de supermercado, fez estágio em banco e chegou a montar uma floricultura, que não teve êxito comercial. “De repente, eu me vi recém-formada, sem emprego e sem perspectiva”, conta. Decidiu então aceitar o convite de um primo para participar de uma feira de produtores rurais vendendo bolachas. Produziu na cozinha de casa, com a ajuda da mãe e sob o olhar reprovador do pai, que reclamava da filha ter feito uma faculdade e ainda assim estar fazendo bolachas para vender e conseguir alguma renda.

Ela e a mãe fizeram centenas de bolachas e partiram para a feira. O resultado? Não venderam nada. Nem por isso desistiram. Não queriam dar o braço a torcer e nem aceitar a provocação do pai, que não estimulava a iniciativa. Na volta para casa, foram batendo de porta em porta e venderam todas as bolachas. Começava aí a história de superação e sucesso que envolve a empresa Dona Izaura Alimentos. As dificuldades iniciais hoje são boas lembranças para Cristiane. “Nosso primeiro rótulo era datilografado. Só tinha a data de produção e de validade”, lembra.

Com a profission003alização veio mais responsabilidade, a inclusão de informações nutricionais, a contratação de profissionais que, como ela e a mãe, não tinham perspectivas de trabalho, o aumento de produção e a necessidade de manter a qualidade das primeiras bolachas produzidas com muito amor na cozinha de casa ajudam a escrever a história de sucesso da empresária.

Atualmente, a Dona Izaura Alimentos tem capacidade para produzir duas toneladas de bolachas por dia. A produção é de 500 mil, mas Cristiane já vislumbra a necessidade de crescimento. “Estamos fechando negócios com grandes redes de distribuição não só no Paraná como também em São Paulo”, comemora. Além de bolachas caseiras, a empresa também comercializa melados, açúcar mascavo, amendoins e casquinhas de Páscoa. “Tudo feito com o mesmo amor que começamos no começo dos anos 2000”, salienta Cristiane.

No ano passado, ela se inscreveu no Prêmio Mulher de Negócios contando a sua história. “Acho que podemos servir de exemplo para outras mulheres que, de repente, se veem sem perspectiva de trabalho. O fato de não termos desistido na primeira dificuldade mostra a importância de superar os obstáculos, olhar o horizonte e fazer a coisa certa”, conclui.

 

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