Edição #1

38 anos em defesa da Livre-Iniciativa

Coordenadoria que representa 48 associações comerciais do Oeste foi constituída em 3 de abril de 1976

De seis para 48 associações e de um punhado de empresas para mais de dez mil oficialmente constituídas. Esses são alguns números que dão sustentação à trajetória da Caciopar, a maior e a mais antiga entre as 12 coordenadorias que formam o Sistema Faciap, a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. Ao completar 38 anos de fundação em 3 de abril, a Caciopar reafirma os compromissos que fazem dela um monumento do associativismo empresarial.

O fundador Hylo Bresolin, que em abril de 1976 era presidente da Associação Comercial e Industrial de Cascavel, lembra que a Caciopar nasceu de uma necessidade. “Precisávamos contar com o apoio de uma estrutura que integrasse e que se posicionasse em favor dos empresários da região. Daí surgiu a ideia de criar a coordenadoria, que seria, pouco mais tarde, fonte à constituição da Faciap, hoje uma referência entre as federações da CACB, a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil.”

Embora pequena e de alcance modesto, a Caciopar pautou seus primeiros dias na defesa dos interesses da livre-iniciativa. “Foi por justamente jamais abandonar esse ideal que ela cresceu tanto e se transformou em referência no associativismo empresarial”, diz o diretor de Assuntos Estratégicos da Coordenadoria, Khaled Nakka, que foi o 27º presidente da entidade. Embora jamais tenha se desviado de sua missão, a Caciopar passou a ser a porta-voz de uma região inteira, principalmente na articulação e na definição de estratégias de lutas de interesse coletivo.

A Caciopar contribuiu para a materialização de obras fundamentais ao contínuo processo de avanços sociais e econômicos do Oeste. Entre as lutas que encampou estão a pavimentação da BR-277, a construção da Ponte Ayrton Senna, em Guaíra, a implantação da Ferroeste, do Hospital Universitário e da Unioeste. Ela esteve à frente da atração aos municípios da região de inúmeros órgãos públicos e serviços, e atualmente encampa as bandeiras do Aeroporto Regional do Oeste, a maior proteção e valorização das regiões de fronteira e a duplicação das rodovias 163 e 277.

Novo impulso
Ao mesmo tempo em que reforça a defesa pelas reformas tributária, previdenciária, política e trabalhista, a Caciopar atua em favor da descentralização de investimentos industriais ao interior do Paraná, pela unificação das eleições, e há dois anos e meio, em Guaíra, realizou a primeira edição de um congresso que se propõe a aprofundar debates para alçar a região a um novo estágio no seu processo de crescimento. A segunda edição foi recentemente realizada no PTI, em Foz do Iguaçu. “Com unidade, perseverança e aprimoramento de argumentos e atitudes, vamos consolidar o Oeste como uma das regiões que mais crescem e que terá os melhores indicadores de qualidade de vida do Brasil”, diz o presidente Mario César Costenaro.

COMPARTILHAR: