Programa Empreender melhora o ambiente dos negócios locais
Estudo revela a importância dos núcleos setoriais no desenvolvimento econômico e social de Foz do Iguaçu
Uma pesquisa realizada pelo curso de Administração da Faculdade UDC-Anglo mostra que o Programa Empreender influencia de forma positiva a gestão das empresas participantes. O projeto, realizado em Foz do Iguaçu pela ACIFI, em parceria com o Sebrae e a Faciap, atende e orienta centenas de empresas reunidas nos núcleos setoriais e multissetoriais, como de Comunicação, Imobiliárias, Eletricistas, Indústrias de Confecções, Metalúrgicas, Jovem Empreendedor, Mulher Empresária e Executiva, Tecnologia da Informação, Livrarias e Sebos, e Distrito Industrial.
Reunidos, os profissionais e empreendedores trocam experiências e identificam aspectos comuns para buscar, em conjunto, as soluções mais eficientes.
Os resultados do trabalho de conclusão de curso dos acadêmicos Rosangela Dossa e Cleverson Riva revelam que o Empreender vem atuando de maneira eficaz na melhoria do ambiente sistêmico dos negócios locais. Eles foram orientados pela professora mestre Alcina Fresta e abordaram a seguinte questão: qual a importância dos núcleos setoriais no desenvolvimento econômico e social de Foz do Iguaçu?
A análise no âmbito das estratégias visou a identificar elementos que têm contribuído para o desenvolvimento econômico entre empresários que participam dos núcleos. A pesquisa, realizada com 82 empresas das 127 cadastradas nos 12 núcleos, destacou como melhorias: a gestão empresarial, ampliação da rede de contatos (networking), parcerias e negócios, e ampliação de conhecimentos e técnicas por meio de cursos, capacitações, viagens e visitas técnicas.
De acordo com o estudo, a grande maioria, 82%, com mais de cinco anos nos núcleos, reforça a importância de participar dos grupos pela integração dos empresários, discussão das demandas em comum e compartilhamento de experiências e vivências que pode ajudar na superação das dificuldades.
Eles também indicaram a busca em conjunto das melhores soluções, possibilitando o fortalecimento da categoria empresarial.
Em parceria com instituições como Sebrae, Senai e Unioeste, os núcleos recebem cursos e treinamentos nas áreas de marketing, gestão empresarial, financeira, gestão de pessoas e logística. “Um dado significativo é que 95% dos empresários participam ativamente das ações realizadas em seus núcleos”, afirmou a professora Alcina Fresta.
Melhorias na gestão
A pesquisa também assinalou que as empresas apresentaram melhorias na sua gestão e implantaram mudanças após a capacitação dos seus gestores. Entre as áreas que mais contribuíram para as alterações e boas práticas de gestão, os empresários assinalaram: financeira, gestão de pessoas e marketing.
Os dados também revelaram que a influência dos núcleos para o desenvolvimento econômico da cidade de Foz do Iguaçu pode ser vista como importante instrumento de expansão da cultura do associativismo. Isso é consequência de uma série de fatores que são trabalhados em conjunto, como a busca de resultados, geração de oportunidades de negócios (emprego e renda), compartilhamento de experiências, fortalecimento do mercado, sustentabilidade das empresas, representatividade do setor defendendo interesses dos empresários, e força institucional para obtenção de incentivos para o desenvolvimento dos diversos setores. Unidos, eles descobrem que podem reduzir custos com parcerias e até ganhar mais visibilidade.
Aumento de faturamento e número de colaboradores
As empresas também apontaram o aumento de faturamento e de colaboradores, na faixa de 30%. Na avaliação da professora Alcina, esse é um número significativo tendo em vista a crise que o país atravessa. “Esse acréscimo representa aumento de pessoas economicamente ativas e melhora a renda de famílias, o que repercute no gasto como o comércio local, isto é, os mercados, faculdades, farmácias, lojas, entre outros”, observou.
Como se apresentam as empresas participantes hoje? E como se apresenta o núcleo setorial hoje? As duas perguntas-chave levam o grupo a uma situação de sucesso que o faz desenhar uma visão de futuro e serve de subsídio para estruturar a condição desejada, tanto para as empresas quanto para o núcleo setorial. As empresas sempre estão em busca de crescimento e reconhecimento comercial dentro de Foz do Iguaçu, com inovações e novas parcerias.
Todo ano é realizada uma pesquisa de satisfação dos empresários em relação à ACIFI, diretoria, núcleo e instalações. As avaliações têm sido positivas, o que demonstra um trabalho realizado com consistência e transparência e uma vocação para os interesses da cidade, não só de empresários, mas principalmente de seus moradores, que desfrutam produtos e serviços de qualidade e credibilidade.
Ações conjuntas
Eleito um dos melhores programas do mundo voltados para o fortalecimento de micros e pequenas empresas, o Programa Empreender planeja ações conjuntas para o desenvolvimento de um determinado segmento ou até mesmo de vários setores, que têm mais chances de crescer. Na prática, a proposta é unir empresários ou profissionais liberais, tornando-os parceiros que antes se viam como concorrentes.
A ACIFI oferece um consultor para auxiliar os núcleos a desenvolverem seus planejamentos estratégicos, apoia ações e até mesmo missões empresariais, nacionais e internacionais. Atualmente, 13 núcleos estão em atividade em Foz do Iguaçu. Recentemente foram criados os núcleos de Sustentabilidade, Coaching e Academias.
Os núcleos seguem um planejamento estratégico para o biênio 2016/2017, não só visando à organização das empresas, integração e parcerias, mas também ao foco na busca de oportunidades de mercado.
A tabela a seguir apresenta as ações elencadas e que estão sendo trabalhadas em conjunto:
Planejamento Estratégico dos Núcleos 2016/2017
PLANEJAMENTO | AÇÕES |
Controle de processos; | |
Organização das empresas. | Controle financeiro; |
Gestão. | |
Marketing; | |
Buscar mercados e oportunidades. | Pesquisa; |
Novos produtos; | |
Serviços. | |
Parcerias internas; | |
Integração com outros núcleos. | Integração; |
Ações conjuntas; | |
Negócios; | |
Compras coletivas; | |
Marketing coletivo; | |
Venda coletiva; | |
Portal na web; | |
Aplicativos; | |
E-commerce; | |
Reduzir custos com parcerias; | |
Ganhar visibilidade por meio do grupo; | |
Cursos e treinamentos; | |
Incubadoras para jovens e novos empreendedores. | |
Gerar parcerias e negócios em médio prazo. | Condomínio Tecnológico; |
Central de Negócios. |
Fonte: Dados obtidos na pesquisa.
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