Edição #14

Programa Empreender melhora o ambiente dos negócios locais

Rosangela Dossa e Cleverson Riva com a professora mestre Alcina Fresta – Foto: Kiko Sierich

 

Estudo revela a importância dos núcleos setoriais no desenvolvimento econômico e social de Foz do Iguaçu

Uma pesquisa realizada pelo curso de Administração da Faculdade UDC-Anglo mostra que o Programa Empreender influencia de forma positiva a gestão das empresas participantes. O projeto, realizado em Foz do Iguaçu pela ACIFI, em parceria com o Sebrae e a Faciap, atende e orienta centenas de empresas reunidas nos núcleos setoriais e multissetoriais, como de Comunicação, Imobiliárias, Eletricistas, Indústrias de Confecções, Metalúrgicas, Jovem Empreendedor, Mulher Empresária e Executiva, Tecnologia da Informação, Livrarias e Sebos, e Distrito Industrial.

Reunidos, os profissionais e empreendedores trocam experiências e identificam aspectos comuns para buscar, em conjunto, as soluções mais eficientes.

Os resultados do trabalho de conclusão de curso dos acadêmicos Rosangela Dossa e Cleverson Riva revelam que o Empreender vem atuando de maneira eficaz na melhoria do ambiente sistêmico dos negócios locais. Eles foram orientados pela professora mestre Alcina Fresta e abordaram a seguinte questão: qual a importância dos núcleos setoriais no desenvolvimento econômico e social de Foz do Iguaçu?

A análise no âmbito das estratégias visou a identificar elementos que têm contribuído para o desenvolvimento econômico entre empresários que participam dos núcleos. A pesquisa, realizada com 82 empresas das 127 cadastradas nos 12 núcleos, destacou como melhorias: a gestão empresarial, ampliação da rede de contatos (networking), parcerias e negócios, e ampliação de conhecimentos e técnicas por meio de cursos, capacitações, viagens e visitas técnicas.

De acordo com o estudo, a grande maioria, 82%, com mais de cinco anos nos núcleos, reforça a importância de participar dos grupos pela integração dos empresários, discussão das demandas em comum e compartilhamento de experiências e vivências que pode ajudar na superação das dificuldades.

Eles também indicaram a busca em conjunto das melhores soluções, possibilitando o fortalecimento da categoria empresarial.

Em parceria com instituições como Sebrae, Senai e Unioeste, os núcleos recebem cursos e treinamentos nas áreas de marketing, gestão empresarial, financeira, gestão de pessoas e logística. “Um dado significativo é que 95% dos empresários participam ativamente das ações realizadas em seus núcleos”, afirmou a professora Alcina Fresta.

Melhorias na gestão

A pesquisa também assinalou que as empresas apresentaram melhorias na sua gestão e implantaram mudanças após a capacitação dos seus gestores. Entre as áreas que mais contribuíram para as alterações e boas práticas de gestão, os empresários assinalaram: financeira, gestão de pessoas e marketing.

Os dados também revelaram que a influência dos núcleos para o desenvolvimento econômico da cidade de Foz do Iguaçu pode ser vista como importante instrumento de expansão da cultura do associativismo. Isso é consequência de uma série de fatores que são trabalhados em conjunto, como a busca de resultados, geração de oportunidades de negócios (emprego e renda), compartilhamento de experiências, fortalecimento do mercado, sustentabilidade das empresas, representatividade do setor defendendo interesses dos empresários, e força institucional para obtenção de incentivos para o desenvolvimento dos diversos setores. Unidos, eles descobrem que podem reduzir custos com parcerias e até ganhar mais visibilidade.

Aumento de faturamento e número de colaboradores

As empresas também apontaram o aumento de faturamento e de colaboradores, na faixa de 30%. Na avaliação da professora Alcina, esse é um número significativo tendo em vista a crise que o país atravessa. “Esse acréscimo representa aumento de pessoas economicamente ativas e melhora a renda de famílias, o que repercute no gasto como o comércio local, isto é, os mercados, faculdades, farmácias, lojas, entre outros”, observou.

Como se apresentam as empresas participantes hoje? E como se apresenta o núcleo setorial hoje? As duas perguntas-chave levam o grupo a uma situação de sucesso que o faz desenhar uma visão de futuro e serve de subsídio para estruturar a condição desejada, tanto para as empresas quanto para o núcleo setorial. As empresas sempre estão em busca de crescimento e reconhecimento comercial dentro de Foz do Iguaçu, com inovações e novas parcerias.

Todo ano é realizada uma pesquisa de satisfação dos empresários em relação à ACIFI, diretoria, núcleo e instalações. As avaliações têm sido positivas, o que demonstra um trabalho realizado com consistência e transparência e uma vocação para os interesses da cidade, não só de empresários, mas principalmente de seus moradores, que desfrutam produtos e serviços de qualidade e credibilidade.

Ações conjuntas

Eleito um dos melhores programas do mundo voltados para o fortalecimento de micros e pequenas empresas, o Programa Empreender planeja ações conjuntas para o desenvolvimento de um determinado segmento ou até mesmo de vários setores, que têm mais chances de crescer. Na prática, a proposta é unir empresários ou profissionais liberais, tornando-os parceiros que antes se viam como concorrentes.

A ACIFI oferece um consultor para auxiliar os núcleos a desenvolverem seus planejamentos estratégicos, apoia ações e até mesmo missões empresariais, nacionais e internacionais. Atualmente, 13 núcleos estão em atividade em Foz do Iguaçu. Recentemente foram criados os núcleos de Sustentabilidade, Coaching e Academias.

Os núcleos seguem um planejamento estratégico para o biênio 2016/2017, não só visando à organização das empresas, integração e parcerias, mas também ao foco na busca de oportunidades de mercado.

A tabela a seguir apresenta as ações elencadas e que estão sendo trabalhadas em conjunto:

Planejamento Estratégico dos Núcleos 2016/2017

PLANEJAMENTO AÇÕES
Controle de processos;
Organização das empresas. Controle financeiro;
Gestão.
Marketing;
Buscar mercados e oportunidades. Pesquisa;
Novos produtos;
Serviços.
Parcerias internas;
Integração com outros núcleos. Integração;
Ações conjuntas;
Negócios;
Compras coletivas;
Marketing coletivo;
Venda coletiva;
Portal na web;
Aplicativos;
E-commerce;
Reduzir custos com parcerias;
Ganhar visibilidade por meio do grupo;
Cursos e treinamentos;
Incubadoras para jovens e novos empreendedores.
Gerar parcerias e negócios em médio prazo. Condomínio Tecnológico;
Central de Negócios.


Fonte: Dados obtidos na pesquisa.

 

 

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