Notícias

Sem educação, não existe nada

Temos a necessidade urgente de formar uma nova mentalidade que dê conta de realizar o sonho de felicidade para todos

José Afonso de Oliveira

Desde os tempos antigos na Grécia, a figura dos pedagogos era imprescindível para a educação da população. Os meninos e os jovens eram educados para poder um dia servir à cidade de Atenas como seus cidadãos. Isso tem tudo a ver com os dias em que estamos vivendo. No momento em que nos deparamos com a crise que atravessamos, temos a clara situação que nossos valores estão completamente destruídos, sendo que corromper é mais importante do que construir e viver.

Educar nos dias de hoje é uma tarefa por demais importante, porém bastante difícil. Vivemos numa sociedade de grande complexidade e temos a necessidade urgente de formar uma nova mentalidade que dê conta de realizar o sonho de felicidade para todos. Com o desenvolvimento da informática, agora da nanotecnologia, da robótica e da financeirização do mundo, temos de educar para essa realidade na qual viver, trabalhar, gozar a vida, tudo isso tem várias e diferentes dimensões.

Por conta disso é preciso aproximar a universidade e os colégios dos centros econômico-empresariais. As empresas precisam de novos posicionamentos para poder agir, têm necessidade de grande criatividade, novas formas de poder gerir a riqueza nessa nova sociedade que está sendo constituída.

Não podemos pensar a educação dentro de uma redoma e a sociedade com todas as suas demandas em outra situação distante; ao contrário, tudo tem de estar muito próximo.

Quando estamos vivendo essa grande crise, que também é fruto do atual processo de globalização que gera essa transformação radical da sociedade, mais do que nunca temos de nos aproximar para poder criar juntos as novas realidades que são necessárias.

Não dá mais para andar sozinho ou ficar isolado. É preciso que existam iniciativas de aproximação. Podemos observar que várias entidades estão hoje ativas, como o Sesc, Senai, Codefoz e tantas outras. Isso tudo exige grandes compromissos dos setores educacionais para que possam estar permanentemente atualizados.

Seminários, congressos, encontros devem ser estimulados, envolvendo empresários, trabalhadores, estudantes, enfim, a sociedade representada para que possamos efetivamente alcançar outros patamares. É sempre muito bem-vindo todo esse esforço, que precisa ocorrer rapidamente.

José Afonso de Oliveira é professor em Foz do Iguaçu.


 

COMPARTILHAR: