Notícias

Palavra do Presidente

Leandro Costa

Como sempre, o tempo passou rapidamente. Já chegamos ao fim do ano, e esta é a última edição da Revista ACIFI de 2016. O período é de reflexão: as pessoas costumam fazer um balanço do que ficou para trás, relembrando os erros e os acertos que cometeram, as dificuldades e as conquistas do ano que está terminando. E, sobretudo, planejando os próximos passos para o ano que se aproxima.

Sem dúvida, 2016 foi desafiador para a maioria. O ano teve aumento dos custos da energia elétrica, impactando não apenas o bolso das famílias, mas também o caixa das empresas. As crises econômica e política se aprofundaram, levando o país a uma espiral descendente sem similar na história. Os juros foram para as alturas, assim como a inflação está de volta. Nesse cenário, as micros e pequenas empresas (MPEs) são as que mais sofrem, pois são mais suscetíveis às turbulências.

Para ter competitividade – seja num cenário econômico favorável ou desfavorável – é chegada a hora de ter coragem para escolher o caminho para profissionalizar a gestão das empresas. Como cidadãos que pretendem participar dos destinos da sociedade, não podemos ter compromisso com o erro. Precisamos, sim, fortalecer o setor produtivo para gerar um país realmente sustentável. E não tenho dúvida de que nossa força emergirá da qualificação, da capacitação e união.

O associativismo em Foz do Iguaçu, caracterizado pela ACIFI com todos os seus serviços e benefícios, está aí para permitir que estabelecimentos da indústria, comércio e serviços, de todos os tamanhos, possam ganhar musculatura e se tornar ainda mais preparados. Informação e conhecimento são ferramentas decisivas para se vencer no mundo dos negócios.

Prefeitura – Não podemos deixar de posicionar-nos em relação ao cenário político da nossa cidade, diante da indefinição do próximo prefeito. Foz do Iguaçu amarga um enorme prejuízo, com danos concretos e reais. Isso porque estamos falando do tempo. Enquanto a maioria das cidades está planejando o próximo mandato, a nossa ainda espera ansiosa pela definição de quem será o novo prefeito.

Os demais municípios já estão à nossa frente, na busca de novos projetos, novos investidores, novos empreendimentos, etc. Foz do Iguaçu, por sua vez, não teve e não terá transição na prefeitura, um processo importantíssimo para o planejamento da nova gestão. Teremos de aguardar as definições do Judiciário para que então possamos ver quais os caminhos a trilhar.
Com isso, diminuiu a confiança dos investidores. Estamos desestimulados a empreender, a gerar novas vagas de emprego; estamos sem expectativas reais para o próximo ano. Perdemos tempo. É lamentável!

Natal – Contudo, nós empresários não podemos entregar-nos! Temos em dezembro o melhor mês do ano para a realização de negócios e vendas. Precisamos receber bem um público que anseia comprar, que anseia promoção, que gosta e vive o espírito natalino.

Convidamos todos os empresários a participarem de uma singela campanha de incentivo ao resgate do Natal na nossa cidade. Faremos algo simples, mas com o coração cheio de energia positiva para fecharmos o ano plenos de alegria e com esperança renovada para 2017. Será uma campanha cheia de prêmios, surpresas e que com certeza surpreenderá nossa cidade. Em breve a anunciaremos e pretendemos contar com todos os empresários de Foz. Aguardem!

E para que possamos alcançar nossas metas, a ACIFI convida para uma reflexão e pergunta nesta edição o que é preciso fazer para estar preparado para 2017. O objetivo principal é mostrar aos empreendedores a importância de se planejar para o próximo ano.

Desejo a todos um Natal pleno de bênçãos e um 2017 fantástico!
Boa leitura.

Leandro Teixeira Costa é presidente da ACIFI.

COMPARTILHAR: