Notícias

Congresso expõe necessidade de estudos para eliminar gargalos

O Oeste do Paraná apresenta possibilidade de implementação e melhoria nos quatro modais de transporte

O Oeste do Paraná apresenta possibilidade de implementação e melhoria nos quatro modais de transporte

A Câmara Técnica de Infraestrutura e Logística do Programa Oeste em Desenvolvimento priorizará as pautas levantadas no 3º Congresso da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), no fim de setembro, em Santa Helena. O evento reuniu estudos sobre quatro das principais cadeias produtivas da região: avicultura, suinocultura, produção de leite e produção de pescado.

A preocupação das entidades e empresas que participam do Programa Oeste em Desenvolvimento é que os problemas de infraestrutura tornem-se empecilhos para a ampliação daquelas quatro cadeias produtivas, que hoje crescem em média 10% ao ano. Isso porque a infraestrutura e logística são transversais às principais forças produtivas da região.

O Oeste do Paraná apresenta possibilidade de implementação e melhoria nos quatro modais de transporte: rodoviário, ferroviário, aeroviário e hidroviário, tendo infraestrutura como portos, alfândegas, terminais de cargas, etc. Seria uma baita vantagem em relação a outras regiões, no entanto essa rede contém, em diferentes graus, uma infraestrutura precária, sustenta o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Mário Costenaro.

Em sua análise, precisa-se de soluções para ir além do atual crescimento – impulsionado até agora pela força do associativismo, cooperativismo, as principais cadeias produtivas da região. “Os nossos problemas logísticos podem comprometer o desenvolvimento da região. Até quando continuaremos competitivos? Até que ponto conseguiremos constituir um desenvolvimento sustentável?”, indaga Costenaro.

As melhorias, entretanto, só virão com muito suor. Citando uma matéria da Gazeta do Povo, ele conta que o próprio governo do Paraná anunciou investimentos de R$ 1 bilhão em obras rodoviárias em 2016. Quase metade disso, R$ 480 milhões, para aplicar em duplicações e outras melhorias em estradas que pretende pedagiar. “O Oeste do Paraná, de novo, não foi contemplado.”

O Programa Oeste em Desenvolvimento reúne mais de 30 instituições, entre elas Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PR), Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (AMOP), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), Federação da Agricultura do Paraná(FAEP) e a EMATER.

 


REPORTAGEM COMPLETA

O desenvolvimento e a logística

Câmara técnica vai elaborar diagnóstico sobre logística

Congresso expõe necessidade de estudos para eliminar gargalos

Fortalecer a parceria com a universidade é uma das saídas

“Foz vai perder o bonde da história se demorar para agir”

Principais gargalos em Foz e região

As virtudes da região são imensas

Desafio é a logística de transportes

Ineficiência da infraestrutura e logística são gargalos para agronegócio paranaense

COMPARTILHAR: