Edição #9

Como empreender em tempos de crise

Ser empreendedor num período de crise prolongada e sem data para terminar tem sido um desafio árduo, que exige muito preparo, criatividade e jogo de cintura para manter o negócio saudável

Com alguns cuidados e mudanças de estratégia é possível superar as dificuldades e atravessar este momento sem grandes percalços. “É nessas ocasiões que os bons empresários realmente se destacam no mercado, por saber planejar o seu negócio e ter uma gestão que será fundamental para auxiliá-los a tomar decisões importantes, que podem definir o rumo da empresa”, aponta Marcela Ponce Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil.

1 – Capriche no planejamento

Seja para abrir o seu negócio ou reorganizar as suas estratégias de atuação, fazer um planejamento detalhado – e com os pés no chão – poderá ser o diferencial entre se dar bem no mercado ou assistir de camarote à derrocada da sua empresa.

2 – Reorganize o seu portfólio de produtos e serviços

O empresário deve ter em mente que as pessoas continuarão comprando durante a crise, mas em volume e valores menores. É preciso compreender o novo perfil desse consumidor e fazer mudanças nos tipos de produtos e serviços, de forma que realmente sejam capazes de sanar as suas necessidades. Uma lanchonete que crie opções de lanches mais simples e baratos, por exemplo, ampliará consideravelmente as suas possibilidades de vendas.

3 – Diversifique

Diversificar o portfólio de produtos e serviços é outra estratégia fundamental para dar mais fôlego ao empreendimento e proteger-se das variações do mercado.

4 – Saiba usar a criatividade

Usar a criatividade também é essencial para diferenciar-se dos concorrentes sem precisar de vultosos investimentos. Você pode agregar serviços aos produtos, como a ótica que permite experimentar os óculos pela internet, a partir da foto do seu rosto e dos modelos disponíveis na loja. Já existem também os restaurantes que dão descontos especiais para as famílias que deixam os celulares guardados na recepção. Assim elas são incentivadas a apreciar a comida e consumir mais.

5 – Não deixe de investir em comunicação

Uma das providências mais comuns quando a situação financeira aperta é eliminar os gastos com marketing e comunicação, ou seja, para-se de pensar em qualquer tipo de ação para atrair seu público-alvo. O mais correto a se fazer, porém, é analisar a fundo os resultados obtidos e traçar novas estratégias que se adaptem à realidade do mercado e às condições financeiras da empresa, em vez de simplesmente passar a ignorar essa área. “Se, por exemplo, no Natal você gastava bastante para divulgar a loja, agora terá de ser mais seletivo quanto à propaganda prioritária. Mas, de qualquer forma, precisa atrair a atenção deste consumidor para a sua loja, porque ele também estará mais seletivo”, explica Marcela.

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