Edição #9

Aula de projeto de vida prepara jovem para desafios

Coluna Educação, por Milena MascarenhasA sociedade está mudando de maneira muito acelerada, deixando muitas vezes pais e educadores com dúvidas sobre o que priorizar na educação dos jovens. Em quais competências deve-se investir para ajudá-los a enfrentar novos desafios? O conhecimento humano se multiplica cada vez mais rápido, logo a competência mais importante é saber viver nesse contexto de rápidas mudanças e ser capaz de ver sentido naquilo que se está fazendo.

Pensar no futuro e fazer planos são aspectos naturais para muitas pessoas, porém organizar-se para sua realização é um desafio. A escolha da carreira profissional é o primeiro passo em direção à materialização de aspirações, sendo a graduação em curso superior uma das formas de se ampliar os conhecimentos e as bases para tornar sonhos realidade.

As instituições educacionais podem ajudar os jovens implantando a cultura do projeto de vida, ou seja, auxiliar no planejamento pessoal, incluindo metas e objetivos a ser alcançados ao longo da vida, contemplando diferentes áreas: profissional, financeira, saúde integral, autoconhecimento e relações interpessoais.

Cada vez mais o jovem urge por um propósito de vida, ou seja, uma razão, um objetivo maior a ser alcançado na vida. No ano passado, a fundação Prince’s Trust, instituição no Reino Unido que se dedica a vários projetos para jovens desempregados com idades entre os 16 e 25 anos, realizou um estudo com cerca de 750 mil jovens britânicos e constatou que 9% não tinham um objetivo na vida, aumentando nesse grupo as chances de desenvolverem depressão, entre outros transtornos psicológicos.

Em outra pesquisa realizada no Brasil, pelo painel on-line Conecta-i, 49% dos jovens participantes expressaram que o seu maior medo é não realizar os objetivos pessoais; e, na sequência, o medo de não ser feliz na vida (47%). Por isso, ao implantar no ambiente escolar a cultura da aprendizagem integrada com o projeto de vida, o jovem passa a ser o protagonista do processo, tornando-se ativo e responsável pela busca de informações para atender às necessidades reais de resolver problemas, enfrentar dilemas e tomar decisões.

Com esse objetivo, a Uniamérica implementou uma disciplina transversal chamada Projeto de Vida, integrando a matriz curricular dos cursos. O resultado do trabalho foi materializado no livro Projeto de Vida para Jovens, organizado por mim em conjunto com a professora Vânia Hernandes.

O objetivo da disciplina e do livro é auxiliar os estudantes na elaboração do projeto de vida pessoal, ampliando a assertividade na tomada das decisões e dando mais sentido ao propósito de vida pessoal, com metas e objetivos a ser alcançados ao longo da vida, contemplando as diferentes áreas da vida. E, por meio da sistematização de um projeto, os jovens se orientam nas condutas e na direção da vida, contribuindo para a melhoria pessoal e da humanidade.

Projetos como esse mostram que as escolas e faculdades podem auxiliar no desenvolvimento integral do estudante, não só transformá-lo em um ótimo profissional, mas também para transformá-lo em uma pessoa mais segura e preparada para aproveitar as oportunidades e enfrentar desafios.

Milena Mascarenhas é mestre em História, consultora acadêmica da e desenvolve treinamentos e capacitação sobre novas metodologias de aprendizagem em instituições de ensino superior. Autora do livro Projeto de Vida para Jovens, ajudou a implementar na Uniamérica a disciplina com o mesmo nome. 

COMPARTILHAR: