Edição #8

Tira-dúvidas sobre empreendedorismo e inovação

Júlio de Andrade, Edinardo de Aguiar e Rubens Palma Filho - Foto:  Kiko Sierich

Júlio de Andrade, Edinardo de Aguiar e Rubens Palma Filho – Foto: Kiko Sierich

Algumas questões são frequentes na cabeça de quem deseja abrir um negócio ou impulsionar sua empresa. A Revista ACIFI reuniu as perguntas mais comuns do setor, que foram respondidas pelos consultores do Sebrae em Foz do Iguaçu, Júlio César Procópio de Andrade, Edinardo de Aguiar e Rubens Leandro Palma Filho.

O que é empreendedorismo?
O empreendedorismo é uma maneira de melhorar o que já é feito ou criar o novo. É um conjunto de habilidades para ideação, construção, gerenciamento e desenvolvimento de projetos e negócios, tanto no ambiente social como empresarial. Uma pessoa empreendedora inova dentro do seu negócio. Vê uma oportunidade ou identifica uma necessidade, pesquisa, planeja e executa.

O que é inovação?
Ela acontece com a implantação de medidas simples. Uma empresa sem um simples controle de fluxo de caixa está inovando quando implanta ferramentas, como a simples anotação num papel de entradas e saídas. É inovação naquele momento. Mas o que fazer para melhorar o negócio constante? Mais importante é definir o que fazer a partir dos resultados.

Inovação depende de alta tecnologia?
Inovação é uma ideia, um método, uma novidade. Não é só tecnologia. É preciso desmitificar isso. Pode ser a melhoria de um processo para aperfeiçoar um produto e aumentar a produtividade. Pode ser uma inovação no ambiente corporativo, de como melhorar a relação com os clientes, funcionários e fornecedores. Ou como você instiga a criatividade dos colaboradores. São vários os caminhos.

Uma pessoa nasce empreendedora?
O empreendedor pode ser desenvolvido, mas depende muito da vontade pessoal. A todo o momento o empresário precisa melhorar a forma de ação visando alcançar melhores resultados. Ele é o cara que não dorme. Ele participa de cursos, busca novidades, viaja, participa de missões, busca inspirações. Uma característica é correr risco calculado, com pesquisa, planejamento e ação.

Como o Sebrae pode ajudar as empresas?
O Sebrae é uma das saídas para oferta de soluções para quem deseja empreender e inovar. Mais importante do que isso é o desejo e a vontade de querer melhorar dentro do empresário. Este ano, por exemplo, lançamos o edital “Sebrae Empretec Inovação” no Paraná para atender projetos específicos com recurso de até R$ 120 mil, com contrapartida de 20% da empresa. Seis projetos de Foz do Iguaçu foram contemplados.


REPORTAGEM COMPLETA

A arte de empreender

Histórias de empreendedores iguaçuenses

Características do empreendedor

Tira-dúvidas sobre empreendedorismo e inovação

Programa Empreender, uma ferramenta para crescimento

Foz sediará InnovaCities LatinoAmérica em novembro

COMPARTILHAR: