Edição #8

Feira do Livro está entre os maiores eventos de Foz

Feira do Livro 2015 - Foto Marcos Labanca

Feira do Livro 2015 – Foto Marcos Labanca

Quais são os três principais eventos de Foz do Iguaçu? Faça essa pergunta para amigos, colegas e parentes. A Feira Internacional do Livro certamente estará na maioria das respostas. Também não é para menos, pois a décima primeira edição do evento transformou a Praça das Nações (Mitre) num grande palco de escritores e leitores, onde a diversidade cultural aflorou durante dez dias de setembro.

Ao todo, foram montados 63 estandes com a presença de livreiros, editoras, livrarias e sebos. Os espaços representaram expositores locais, regionais e nacionais de diferentes gêneros culturais, tais como das áreas educativa e acadêmica, de linhas holística, religiosa e espiritualista, técnica e científica.

O público final e o volume de vendas de livros não foram anunciados até o fechamento desta matéria. Alheio aos números, o público mergulhou no mundo das letras e aproveitou a programação espalhada pelo complexo cultural, com shows, música, teatro, circo e inúmeras oficinas temáticas. Grande homenageado deste ano, o poeta, tradutor e jornalista Mario Quintana foi reverenciado numa agenda especial.

Feira do Livro 2015 - Foto Marcos Labanca

Feira do Livro 2015 – Foto Marcos Labanca

A 11ª Feira Internacional do Livro foi promovida pela Prefeitura de Foz do Iguaçu, por meio da Fundação Cultural, com apoio da Itaipu Binacional, Itamed, Colégio Estadual Bartolomeu Mitre e Centro Universitário UDC. O encontro literário teve o apoio estratégico do Núcleo de Livrarias e Sebos da ACIFI, tanto no planejamento quanto na organização e realização.

Para o presidente da Fundação Cultural, Adailton Avelino, a feira adquiriu tamanho inimaginável anos atrás. “Tivemos uma vasta programação de qualidade toda de graça para a comunidade”, afirmou. Já o prefeito Reni Pereira destacou que a Feira do Livro é do município, independentemente da gestão frente à prefeitura. “Quem quer fazer bonito deve fazer melhor a cada ano”, disse. 

Núcleo de Livrarias e Sebos na Feira do Livro

Núcleo de Livrarias e Sebos na Feira do Livro – Foto: Kiko Sierich


Todas as empresas do Núcleo de Livrarias e Sebos participaram da 11ª Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. São elas: Epígrafe, Encopel Papelaria, Sebo Cultural, Sebo Foz, Bookafé, Maanaim e União Regional Espírita 13ª Região. São estabelecimentos que acreditam no poder transformador da informação e da cultura.

Segundo o coordenador do Núcleo dos Livreiros e Sebos da ACIFI, Ernani Brito, outro aspecto positivo deste ano seria “a maior presença” do vale-cultura, benefício destinado pelas empresas a cada funcionário, no valor de R$ 60, como fator impulsionador das vendas durante a feira. “Várias empresas, a exemplo do Banco do Brasil e Correios, já estão oferecendo os vales-culturas para os colabo­ra­dores utilizarem na compra de livros e outros produtos culturais”, informou.

Criado em 2009, o Núcleo de Livrarias e Sebos tem como objetivo tornar-se referência local e regional no setor, por meio da efetivação de parcerias, divulgação e capacitação profissional. Ele desenvolve uma série de ações para movimentar o setor e incentivar crianças, jovens e adultos a apreciar a leitura e o conhecimento.

 

Relógio
O mais feroz dos animais domésticos
é o relógio de parede:
conheço um que já devorou
três gerações da minha família.
Mario Quintana

 

COMPARTILHAR: