Edição #20

Dicas para aumentar a produtividade

Muitas vezes concentramos tantos afazeres, sejam eles pessoais ou profissionais, que as 24 horas do dia parecem pouco tempo para dar conta de tudo. Para quem enfrenta essa situação, a Revista ACIFI selecionou algumas dicas que podem ajudar.

1) Saiba quais são as suas prioridades

O primeiro passo para ter produtividade é saber quais são as suas prioridades. Possuir uma lista enorme de tarefas todos os dias e tentar riscar uma a uma não funciona e só vai provocar frustração. O primeiro exercício é relacionar as prioridades da sua vida. Seu empreendimento? Sua carreira? Seus filhos?… Após essa definição fica mais fácil saber a que você deve dar mais atenção no dia a dia.

2) Tenha uma agenda

Muitas pessoas acreditam que ter uma agenda é tempo perdido. No entanto, com uma agenda fica muito mais fácil visualizar tudo o que você precisa fazer e não se esquecer de nada. Portanto desenvolva o hábito de à noite, antes de dormir, anotar quais são as tarefas do dia seguinte. Destaque as mais importantes para aquele dia e concentre seus esforços nelas preferencialmente pela manhã.

3) Evite multitarefas

As multitarefas não são indicadas, especialmente se você está fazendo algo importante a que precisa dedicar sua atenção. Quando se opta por fazer algo importante e outra coisa ao mesmo tempo, o seu desempenho cai e você vai demorar bem mais tempo que demoraria para fazer uma única tarefa.

4) Crie blocos de tarefas

Tenha horários específicos para fazer cada atividade importante de uma vez. As tarefas não tão significativas ou que não exigem tanta atenção podem ser agrupadas em blocos. Por exemplo, caso você precise sair de casa para pagar contas, ir ao supermercado e levar os filhos à escola, pode organizar sua rotina de modo a fazer tudo isso em sequência, saindo apenas uma única vez.

5) Outra pessoa pode fazer?

Outra dica que pode ajudar muito você a usar o seu tempo no que realmente importa é se perguntar: dá para outra pessoa fazer? Se você não tem muito tempo livre, pode delegar algumas tarefas ou terceirizar profissionais para fazerem parte do trabalho para você. Com pequenas mudanças sua rotina irá ficar mais simples e você terá mais tempo para fazer o que realmente precisa.

(Fonte: Portal dos Empreendedores – editado)

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