Edição #20

Chega de mortes: duplicação BR-277 já!

* Ivo Valente

A duplicação da BR-277 no trecho entre Matelândia e Cascavel é uma reivindicação de décadas dos cidadãos do Oeste paranaense. Acidentes ocorrem neste trecho com frequência – tragédias que poderiam ter sido evitadas se a rodovia já estivesse duplicada.

Em dezembro de 2017 tivemos dois acidentes lamentáveis que provocaram oito mortes. Em um dos acidentes, cinco estudantes da comunidade acadêmica da Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) perderam suas vidas. Seis dias antes, outra ocorrência já havia ceifado a vida de três pessoas, uma das quais a do ex-preparador físico do Foz Futsal Paulo Sérgio Chrusciak, personalidade conhecida na cidade.

Ambas as sinistras ocorrências aconteceram entre Matelândia e Cascavel, mais precisamente no trecho da rodovia que passa pela cidade de Céu Azul; as duas provocaram grande comoção na imprensa e na população.

Porém estes não foram os únicos acontecimentos trágicos no local. Em junho de 2017, mãe e filha morreram no mesmo trecho. A caminhonete em que estavam foi tocada por um caminhão, sendo deslocada para outra pista, na qual bateu de frente com outro veículo de carga.

Além do perigo, há também o fator de que o povo do Paraná paga pedágios muito caros. Quando isso ocorre, o mínimo que se exige é uma rodovia com segurança. A BR-277, enquanto não estiver duplicada, está absolutamente longe de oferecer a devida segurança para os motoristas.

Tão grave quanto os acidentes é o incrível grau de passividade do Governo do Estado do Paraná e da própria concessionária que administra este trecho da BR-277. Usar a justificativa de que o contrato de concessão não obriga fazer a duplicação da via é algo extremamente constrangedor, para não dizer vergonhoso. Cláusulas contratuais não justificam a perda de vidas humanas.

Os cidadãos do Oeste do Paraná estão fartos. Prova disso foi a imensa adesão à petição pela duplicação da BR-277 entre Matelândia e Cascavel. Em menos de 24 horas, foram obtidas mais de dez mil assinaturas. Atualmente, a petição possui mais de 19 mil assinaturas, permanecendo on-line no site change.org para quem quiser assiná-la.

Ninguém aguenta mais essa situação na BR-277. Este assunto não irá mais escapar da pauta política, seja deste governo ou do governo futuro. O contrato com a concessionária encerra-se em 2021, fazendo com que esta discussão sobre a duplicação torne-se cada vez mais inevitável. E uma coisa é certa: os cidadãos do Oeste do Paraná não vão parar de se mobilizar para que essa duplicação aconteça.

Ivo Valente é professor de psicologia e ativista dos movimentos #ViadutosFoz e #DuplicaçãoBR277Já

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