Edição #18

Um novo olhar sobre o mesmo ambiente

Soho Resto & Louge Bar – Foto: Rodrigo Vieria

Alterar a atmosfera dos ambientes, seja da casa ou do escritório, pode fazer com que tudo aquilo a que já estamos acostumados – decoração, iluminação, móveis, utensílios, acabamentos e detalhes – sobressaia aos olhos e nos cause a sensação de novidade e bem-estar. Luciana Zamecki, arquiteta e lighting designer, explica sobre o trabalho de consultoria em arquitetura, um serviço desconhecido por muitas pessoas, mas que pode ser o método ideal para quem busca pequenas alterações ou inserções em um ou mais ambientes.

A consultoria em arquitetura é uma forma de se trabalhar em espaços onde o cliente queira fazer alguma modificação em pontos específicos. Neste caso, não se compromete a estética de toda a casa, tampouco se reforma ou se reprojeta – o método atua de maneira mais dinâmica e, por não se tratar de alterações estruturais, que exijam um novo projeto, torna-se também mais em conta.

A arquiteta Luciana Zamecki explica como é possível realizar uma espécie de releitura sobre um ou mais ambientes já concluídos – Foto: Rodrigo Vieria

É possível alterar um revestimento, o piso, a iluminação, itens do mobiliário, aumentar uma porta que já existe, ligar dois ambientes, ou até mesmo apenas modificar a disposição dos móveis para apresentar um ambiente renovado. A arquiteta atua de maneira flexível: “Às vezes o cliente entra em contato e pede apenas que eu o atenda auxiliando com ideias. Então vou até o local, faço sugestões de cores, disposições, indicação de mobiliário e de lojas”.

Luciana explica ainda que este processo pode acontecer de maneira fracionada – é possível contratar somente o serviço de orientações e ideias; o acompanhamento às compras, seleção de materiais e escolha dos itens necessários; ou, por fim, o serviço completo que inclui a execução. Trata-se, em suma, de uma consultoria no sentido literal – consulta-se um profissional para obter as orientações mais adequadas.

Entre os benefícios de se contratar um especialista para realizar essas alterações, está a preservação da unidade visual. “O olhar do profissional que faz essa nova configuração pode apresentar propostas por meio de pequenas inserções, sem precisar mudar o projeto inteiro, mantendo a identidade e garantindo que o conceito não seja distorcido”, certifica Luciana.

Sobre a arquiteta
As artes em geral sempre a atraíram, mas foi na arquitetura que ela conseguiu unir os dois lados – o racional: matemático, perfeccionista e prático; e o emocional: lúdico, ousado e apaixonado. Desde que se especializou na área, o encanto da iluminação e suas possibilidades têm sido a aurora de inúmeros projetos, assim como a arquitetura gourmet, de bares e restaurantes. Além disso, Luciana atua na área de projetos residenciais, comerciais, decoração de interiores e reformas.

COMPARTILHAR: