Edição #14

Ponte Internacional da Amizade ganha nova iluminação de LED

Luzes destacam a arquitetura e detalhes da estrutura, além de garantirem mais segurança – Foto: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

Ícone da integração Brasil-Paraguai, a Ponte Internacional da Amizade vai receber um novo sistema de iluminação com luminárias de LED de última geração. Além da eficiência energética, as novas luzes salientam as cores e os detalhes da estrutura, além de aumentarem a sensação de segurança de motoristas e pedestres.

A troca do sistema de iluminação é resultado de uma articulação que envolveu múltiplos atores, capitaneada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu (Codefoz) e Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu), em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), que administra o lado brasileiro da Ponte da Amizade. O acordo inclui a participação da empresa MD Eletro, representante oficial em Foz do Iguaçu da indústria canadense LED Roadway Lighting, que doou as luminárias e também ficará responsável pela manutenção.

A troca do sistema de iluminação é resultado de uma articulação que envolveu Codefoz, Fundo Iguaçu e DNIT.

A substituição das luminárias completa o projeto de revitalização da Ponte da Amizade, segundo o superintendente de Comunicação Social de Itaipu e secretário-geral do Codefoz, Gilmar Piolla. Segundo ele, a ponte passou por uma grande transformação – a maior em 52 anos de existência –, que possibilitou mais segurança e conforto aos usuários, além do embelezamento. O projeto, no entanto, não previa um novo sistema de iluminação.

Ponte Tancredo Neves

Numa próxima etapa, a Ponte Tancredo Neves, que liga o Brasil à Argentina, também receberá um novo sistema de iluminação. Para isso, será preciso aguardar a aprovação do órgão argentino responsável pela estrutura no país vizinho (do lado brasileiro, o DNIT já concedeu a autorização). Gilmar Piolla lembra que “as duas pontes são consideradas símbolos turísticos e de integração do Brasil com os países vizinhos”.

A Ponte da Amizade recebou 28 luminárias de LED, enquanto para a Ponte Tancredo Neves o projeto prevê a instalação de 21. As luminárias, do modelo NXT 72M, têm uma série de características que as tornam superiores às utilizadas normalmente para a iluminação pública, como um consumo de energia elétrica 70% menor que as atuais e grande durabilidade, oferecendo garantia de fábrica de 20 anos. Além disso, essas luminárias obedecem às diretrizes RoHs (sem chumbo, cádmio, mercúrio, cromo hexavalente e bifenilos polibromados), o que beneficia o meio ambiente.

Há ainda outras vantagens. A luz branca do LED ilumina bem mais e de forma uniforme que as lâmpadas a vapor de sódio, normalmente usadas na iluminação pública. Para o olho humano, a iluminação é mais agradável, permitindo enxergar melhor todas as cores; e é mais sensível para as câmeras de segurança, que conseguem captar melhor o ambiente iluminado.

A ativação e a desativação das luminárias a serem instaladas na Ponte da Amizade e na Ponte da Fraternidade ocorrerão automaticamente, por meio de fotocélulas como as que já são usadas hoje na iluminação pública. As fotocélulas, porém, também vêm de fábrica com garantia maior, de dez anos. A tendência mundial – o que deverá ocorrer no Brasil – é de substituição de todas as lâmpadas de mercúrio e halógenas da iluminação pública por sistemas semelhantes aos que serão adotados nas duas pontes, explica o diretor da MD Eletro, Márcio Ferreira.

A tecnologia

A canadense LED Roadway Lighting foi fundada em 2002 e está presente em 40 países. A empresa, líder mundial em design e fabricação de sistemas de iluminação de ruas, já comercializa luminárias de LED no Brasil, importadas de suas fábricas no Canadá, a partir de componentes de LED originários do Japão.

COMPARTILHAR: