Edição #14

Bairrista com muito orgulho

Com um jeito próprio de administrar, o empresário Marcelo Consalter comemora com seus clientes os 40 anos do supermercado no Jardim Copacabana – Foto: Kiko Sierich

Se você planeja abrir um negócio ou vislumbra ampliá-lo ou diversificá-lo, pode ter muito a aprender com o empresário Marcelo Consalter. Ele cresceu na empresa da família, o Supermercado Consalter, e passou por todos os setores da empresa – com exceção da padaria. Tinha o conhecimento na prática, mas não deixou de lado a teoria ao estudar Administração na Unioeste. É da turma de 1991. Trabalhava das 7h às 18h e ia para a faculdade de ônibus, porque na época ele não tinha carro nem carteira de habilitação.

Marcelo conhece cada vírgula do negócio, assim como se orgulha de chamar muitos dos clientes pelo nome. E é esse jeito próprio e autêntico de administrar que garante sucesso com o público.  “Quando você cumprimenta o cliente pelo nome, isso faz uma diferença que não tem tamanho, afinal quem que não quer ser bem tratado?”, pergunta.

Ele é associado à ACIFI e utiliza as consultas ao SPC, o Nutricard e o convênio com o plano de saúde Itamed. “A ACIFI vem fazendo um ótimo trabalho, e esse envolvimento com os associados nos bairros cria força e começa a abrir novos horizontes para que as empresas possam se desenvolver como um todo”, analisa.

Na sua opinião, dar tapinha nas costas, cumprimentar sorrindo, dizer bom dia, obrigado e volte sempre são regras de ouro de atendimento ao consumidor. Essa é a filosofia de trabalho e uma fórmula que vem dando certo há 40 anos. “Criamos muito essa raiz de bairro e relacionamento, e é uma essência que não podemos perder jamais, por isso a recomendação é que sempre deve haver uma identificação da equipe com o cliente”, observa.

O mercado do Jardim Copacabana se tornou uma referência para moradores da vizinhança como o Jardim São Roque, Jardim Dona Leila, Jardim Três Pinheiros, Jardim Vitória, e assim foi desenvolvendo a região como um todo. Nestas quatro décadas, o estabelecimento já passou por três ampliações e cada vez mais atrai clientes de outras regiões. Moradores do Porto Meira, Vila C e Três Lagoas já se acostumaram a fazer compras no Consalter.

Crescimento

A origem do Supermercado Consalter vem de 1976, quando a família – recém-chegada do Rio Grande do Sul – construiu um mercadinho de madeira na antiga Estrada Velha de Guarapuava. Marcelo tinha apenas 2 anos de idade e foi ali vendo o pai trabalhar que ele cresceu. Ao completar 20 anos, em 1996, a loja de 200 m² foi triplicada e passou para 600 m². Com o crescimento da economia, em 2002 foi a vez da segunda grande reforma, e a loja passou para 1.000 m², com espaço até para materiais de construção.

Dez anos depois, a estrutura já não conseguia atender mais à demanda. Assim, em 2012, o Consalter partiu para sua terceira expansão e atualmente tem 1.600 m² de área de atendimento aos clientes. Em 2014, teve um salto significativo nas vendas.

“Criamos novos departamentos, melhoramos o mix, a estrutura de atendimento e compramos um terreno para estacionamento, e para 2017 vamos modernizar ainda mais a loja, melhorando a iluminação e a comunicação visual e ampliando o estacionamento, que já ficou pequeno”, anuncia.

Dono de um supermercado e sócio de um posto de combustíveis e uma loja de materiais de construção, Marcelo Consalter não tem sala própria; seu escritório é o chão de loja. Ao todo, o grupo gera 200 empregos diretos. “O mercado é minha vida, e sou muito feliz aqui.”

 

COMPARTILHAR: