Edição #12

Cojefi Talks debate oportunidades em tempos de crise


Por Lilian Céspedes
Fotos: Kiko Sierich e Jackson Christ

Assim como em todo o país, Foz do Iguaçu também passa por dias de desafios. Porém, de outro angulo, a crise também é uma oportunidade. Reconhecendo essa oportunidade o Conselho do Jovem Empreendedor de Foz do Iguaçu (Cojefi) promoveu o 5º #Cojefitalks e levou cerca de 150 pessoas ao auditório da Uniamérica para ouvir as experiências e se inspirar com quem soube ver na crise uma oportunidade.

“Procuramos sempre oferecer mais do que o cliente espera”

O primeiro convidado a dividir sua experiência foi o presidente da ACIFI, arquiteto, sócio proprietário do Costa, Fizinus & Schmitt Arquitetos, Leandro Costa. Costa explanou toda a história do escritório, que hoje é referência em projetos arquitetônicos no município. A palestra motivou os jovens que participaram do evento em abrir o próprio negócio.

Segundo Leandro, em todos os anos a preocupação do escritório é valorizar os colaboradores, fornecedores, parceiros e zelar pelo bem estar dos clientes. “Estamos sempre antenados com o que está acontecendo no segmento. Perceber que o que a gente faz é uma coisa boa, é um trabalho que reflete positivamente bem para nós”, comentou.

O arquiteto explicou que o escritório surgiu da paixão pela arquitetura e do encontro com outros dois profissionais que também amam a profissão. “Foi na faculdade que quis me desenvolver mais. No final do curso, eu e o Cleverson Fizinus decidimos montar o escritório e começar a parceria e mais tarde o arquiteto André Schmitt veio para completar a sociedade com seu conhecimento. No começo são experiências que nos mostram se estamos no caminho certo ou no caminho errado”, contou.

Costa explicou que as oportunidades surgiram na diferença com que a equipe trata os clientes e na fidelização dos mesmos. “Nós procuramos sempre oferecer mais do que o cliente espera. Fazemos nosso melhor para deixá-los satisfeitos”, disse.

“Cada um tem uma forma diferente de empreender”

Em seguida, foi a vez do empresário foi o empresário e presidente da Uniamérica, Ryon Braga pontuar as oportunidades em tempos de crise. Ele destacou que tudo que se faz com a vontade de fazer cada vez melhor, o dinheiro vem como consequência. “É importante ter um propósito, e propósito é algo individual, mas quem não tem, dificilmente estará realizado”, pontuou.

Durante a palestra, Ryon ainda afirmou que “são as escolhas que revelam o que somos, não as nossas qualidades. É no ato da escolha que demonstramos nossos valores e nossas vontades”, por isso é importante sempre escolher o que já faz parte do perfil empreendedor, pois cada um tem uma forma diferente de empreender.

Com relação ao mercado de trabalho, para fortalecer a marca e as empresas já existentes, ele destacou a fidelização dos clientes. “Estamos na era do vínculo de confiança. Para alguém contratar um serviço, mais importante que a formação daquela pessoa, é a confiabilidade que ela der. Isso tem a ver com a credibilidade e criação de vínculos”, sugeriu.

Com o encerramento das duas palestras os participantes puderam interagir enviando perguntas direcionadas aos empresários. Além disso, mais de 10 prêmios foram sorteados ao público. “Nós agradecemos a parceria das empresas que apostam no #Cojefitalks e estão sempre presentes, além do público que aguarda cada edição com ansiedade”, agradeceu o presidente do Cojefi, Thiago Barudi.

O próximo Cojefi Talks será em agosto, com o tema Neuromarketing. Mais informações serão divulgadas na página do Cojef: www.facebook.com/Cojefi


Cinco dicas para quem quer empreender:

1º – Não ter medo de errar

2º – Ter um propósito

3º – Saber fazer escolhas

4º – Entender que tudo na vida tem um ciclo

5º – Aprender a diferenciar as oportunidades

COMPARTILHAR: