Edição #10

Inovar também é reconhecer erros e corrigir gestão

O empresário Silvio Pereira da Silva, da Paradise Lingerie, conta como entrou no vermelho e o que fez para equilibrar o caixa da empresa

O empresário Silvio Pereira da Silva, da Paradise Lingerie, conta como entrou no vermelho e o que fez para equilibrar o caixa da empresa

 

Eu já passei por muitas dificuldades financeiras na minha vida, mas no ano passado foi terrível, achei que a gente não tinha mais solução. Tinha costume de comprar muita mercadoria de cada representante que chegava na loja. Na época não conseguia ver isso como um problema. Para completar, o banco ofereceu uma linha de crédito, e me afundei um pouco mais. O crédito estava muito fácil, ali na mão. Acabei usando uma parte do dinheiro para aumentar ainda mais o estoque.

Quando percebi, a dívida já estava grande e eu não conseguia mais pagar as parcelas do empréstimo. Os cheques começaram a voltar. Cheguei a ser protestado. Eu, sinceramente, estava abandonando tudo, com mau humor na empresa e em casa. A minha cabeça estava a mil. A saúde já dava sinais de desgaste. Eu estava entrando em parafuso e cheguei a parar no hospital com suspeita de infarto. Graças a Deus não era nada grave…

Até então a gente nunca tinha procurado ajuda para administrar o negócio. Foi quando surgiu uma oportunidade no Núcleo de Indústrias de Confecções do Programa Empreender, na ACIFI. A convite do consultor Francisco Namiuchi, a gente participou do Curso de Gestão Empresarial do Bom Negócio Paraná (que em Foz é promovido pela Unioeste, Fomento Paraná e ACIFI). Em 2015, fiz o nível básico, que incluiu os módulos de Gestão de Negócios, Comercial, Financeira, de Pessoas e Estratégica.

O consultor Hiago Mello me ajudou a ver os problemas e a colocar as coisas em dia. De cara percebi algumas, principalmente sobre o estoque. Identificamos que nosso estoque estava muito alto sem necessidade. Ele também me ajudou a controlar os gastos, a separar o dinheiro da empresa e lá de casa. Inclusive foi comigo no banco ajudar a renegociar a dívida, conseguindo redução do juro e a fixar um valor da prestação dentro da minha capacidade de pagamento. A nossa indústria é num imóvel alugado. Hoje estou construindo um espaço em minha casa para fugir do aluguel.

Eu trabalho no segmento há mais de 12 anos, junto com a minha esposa (Lucia Bigosinski) e duas funcionárias. A minha esposa é responsável pela confecção. Eu reconheço que errei e que preciso mudar ainda mais, por isso a assessoria econômico-financeira continua até hoje. Hoje em dia economizo primeiro para depois gastar. Estou mais seletivo na hora da compra. Também estou formando preço do produto de forma correta. Implantei ainda um software para controlar entrada e saída, que gera a nota fiscal eletrônica ao consumidor e controla estoque.

 Estou trabalhando para que as coisas melhorem. Farei um novo curso de gestão neste ano. Se eu não tivesse feito o Curso de Gestão Empresarial do Bom Negócio Paraná, talvez eu tivesse fechado a empresa. O curso me abriu o olho e abriu a mente. Eu consegui colocar as coisas em dia e espero que isso não aconteça mais. Que a gente aprenda a lição e não dê o passo maior do que a perna outra vez.

 

Silvio Pereira da Silva, 53 anos, é sócio-proprietário da Paradise Lingerie & Moda Praia.
Há mais de 12 anos no mercado desenvolvendo produtos no ramo de lingerie, moda praia, pijama infantil e adulto, a loja comercializa produtos de alta qualidade e bom gosto abrangendo todos os perfis de consumidores.

Serviço:
Paradise Lingerie & Moda Praia
Rua Fagundes Varela, 230 – Sala 2
(45) 3028-7886

COMPARTILHAR: