Edição #10

Eleições municipais terão a identificação biométrica de eleitores

Biometria (1)-2

“A revisão do eleitorado na comarca de Foz do Iguaçu proporcionará eleições que efetivamente refletirão a vontade daquelas pessoas que têm sua vida e interesses nos municípios de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu. Além disso, é a necessária preparação para um marco histórico, pois faremos as primeiras eleições com autenticação biométrica do eleitor. Para tanto, durante a revisão eleitoral, a Justiça Eleitoral coletou os dados biométricos dos eleitores da comarca, como as impressões digitais, foto em padrão internacional e cor de cabelo. Assim, garantiremos eleições mais seguras, evitando qualquer possibilidade de fraude na identificação do eleitor no dia da eleição.

No período da revisão eleitoral, a Justiça Eleitoral proporcionou uma grande estrutura de atendimento ao eleitorado, com 75 guichês para atendimento simultâneo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Ainda se prestou atendimento em alguns sábados, para melhor atender aquelas pessoas com dificuldades de comparecer durante os dias úteis da semana.

O juiz eleitoral Dr. Geraldo Dutra de Andrade Neto avalia a revisão eleitoral biométrica em Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu

Houve possibilidade de agendamento de dia e horário de atendimento pela internet, o que possibilitou um atendimento célere e de qualidade. Montou-se um posto avançado em Santa Terezinha de Itaipu, com 15 guichês de atendimento simultâneo e possibilidade de agendamento, para atendimento exclusivo dos eleitores daquela cidade, para proporcionar a possibilidade de revisão eleitoral sem que houvesse necessidade de deslocamento até o Fórum Eleitoral em Foz do Iguaçu.

A Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI) também auxiliou nesse processo, proporcionando que a população comparecesse em sua sede para realizar o agendamento para a revisão eleitoral de forma gratuita. Contamos ainda com a colaboração das prefeituras de Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu, bem como da Câmara Municipal de Foz do Iguaçu.”


Geraldo Dutra de Andrade Neto é juiz eleitoral diretor do Fórum Eleitoral da Comarca de Foz do Iguaçu e coordenador da revisão eleitoral biométrica

COMPARTILHAR: