Edição #1

Nova opção para livrar-se das dívidas

IMG_0553-1O cob-OnLine, novo serviço de recuperação de crédito, estará disponível nos próximos meses no SPC da ACIFI. Nesse sistema, o consumidor inadimplente recebe, via Correios, uma carta de renegociação da dívida e duas opções de boleto: à vista e a prazo, em três parcelas. Caso o consumidor queira uma condição de pagamento diferenciada, ele deverá entrar em contato com a Central de Relacionamento da Base Centralizadora Faciap de Proteção ao Crédito (BCF) para dar continuidade à negociação com a empresa. Se após o acordo não houver pagamento, a BCF fará a cobrança ativa das dívidas, com opção de cobrança judicial.

Segundo o diretor-executivo da ACIFI, Dimas Bragagnolo, o Cob-OnLine reforça o portfolio de consultas do SPC, e com ele o comércio aumenta suas chances de receber dívidas em atraso. Bragagnolo explica que quando o aviso para a inclusão do nome no sistema chega à ACIFI, o devedor já recebe a proposta de quitação do débito. “Dessa forma o consumidor não precisará se dirigir até a loja para negociar, pois já estará com o boleto em mãos e, se pagar o boleto no prazo determinado, o nome dele nem chega a entrar na lista de inadimplentes da base da qual o SPC da ACIFI faz parte”, detalhou.

O diretor-executivo da ACIFI lembra que o empresariado precisa estar atento à inadimplência e que a precaução é necessária para evitar fraudes e calotes. Em um cheque pré-datado, por exemplo, o lojista não pode apenas olhar a carteira de identidade. “Na hora da venda é preciso fazer a análise de crédito de forma sistemática, e também é importante registrar os inadimplentes no SPC, para que todo o comércio fique mais protegido contra a inadimplência”, aconselhou.

O que é a BCF?
A BCF é o maior banco de dados de proteção ao crédito do Brasil, composto por Associações Comerciais e Empresariais ligadas à Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), ao SPC Brasil e à Serasa Experian. Atualmente conta com um mix de 96 produtos com informações sobre pessoas físicas e jurídicas de todo o território nacional.

COMPARTILHAR: