Edição #19

Núcleos setoriais pretendem ampliar visibilidade em 2018


Biênio 2016/2017 priorizou integração e treinamentos para aprimorar a gestão em todos os setores

Os 13 núcleos setoriais do Programa Empreender já iniciam o planejamento estratégico para o biênio 2018/2019. Entre as propostas estão pontos importantes como ampliar a visibilidade, avançar no modelo de gestão com foco em resultados, estar atento a novas oportunidades, ampliar a rede de contatos e fortalecer o vínculo com clientes. A Revista ACIFI entrevistou o consultor do programa em Foz do Iguaçu, Francisco Namiuchi, que falou sobre a perspectiva para o próximo ano e fez uma análise do trabalho dos últimos dois anos. Confira.

Qual a expectativa sobre a atuação dos núcleos em 2018?
As próximas etapas na atuação dos núcleos serão ampliar a visibilidade de suas ações, que são referências na região. Com a ampliação de ações de integração e relacionamentos, e consequentemente das empresas nucleadas, a rede de contatos e networking crescerá significativamente, alcançando também o âmbito regional e expandindo a geração de negócios.

Que desafios existem para ser enfrentados no que vem?
Teremos um ano eleitoral, e isso afeta o campo das incertezas no mercado de negócios. Porém será um ano de oportunidades após um período de mudanças na economia nacional, que passou por uma recessão e que agora parece caminhar para uma melhoria. As empresas nucleadas tiveram o ano de 2017 para aprimorar o modelo de gestão com diversas capacitações e treinamentos focados na eficiência, organização, mercados locais e controle de suas atividades. Estão muito melhor do que no passado, com visão empreendedora, de olho nas oportunidades e nos mercados local e regional, incluindo as compras públicas que, somente em Foz do Iguaçu, movimentam R$ 1 bilhão anualmente.

Qual é a importância do planejamento desde já para a atuação em 2018?
A importância do planejamento estratégico, no caso dos núcleos de Foz do Iguaçu serem bianuais, é dar uma visão do caminho a seguir por meio de atividades e ações que levem o grupo para alcançar o objetivo proposto pelos nucleados. Em Foz do Iguaçu trabalhamos com planejamento bianual e com categorias (pilares) de macroações, com atividades pré-definidas como as ações consolidadas e outras abertas para serem inseridas durante o período, aproveitando as oportunidades que aparecem nas áreas de atuação de cada núcleo.

Que análise pode ser feita do biênio 2016/2017?
Podemos considerar o biênio 2016/2017 um período de muitas ações de fortalecimento dos núcleos, com muitos eventos que deram visibilidade, capacitações e treinamentos que contribuíram para o aprimoramento da gestão nas empresas, atuação e participação marcante também em eventos do município, projetos de lei municipal que visam à geração de emprego e renda, além de ações de incentivo ao desenvolvimento empresarial.

Com base nisso, o que pode ser aperfeiçoado para 2018/2019?
A ideia é dar continuidade às ações que foram positivas, incluindo inovações, ampliar o nível dos treinamentos acompanhando as tendências recentes e trabalhar fortemente em melhoria dos resultados.

COMPARTILHAR: