Edição #19

Inspirador: A superação dos empresários de Foz

Esperamos inspirar os empreendedores iguaçuenses a reavaliar seus negócios nessa virada de ano para começar 2018 com gás total.

Todo empresário passa por momentos cruciais várias vezes em sua vida profissional. Em Foz do Iguaçu não é diferente. São barreiras, problemas de gestão e dúvidas que dificultam o crescimento do negócio. Para complicar ainda enfrentamos um cenário adverso na economia, com os governos nacional, estadual e municipal atrapalhando a expansão da iniciativa privada.

Diante de tanta dificuldade, a primeira reação seria reclamar e até mesmo desistir do empreendimento. Afinal para que insistir? Para que lutar para deixar os impostos e obrigações sociais em dia, enfrentando alta carga tributária? Como lutar contra tanta falta de incentivo e burocracia? Ser empresário no Brasil é um sonho, dizem algumas pessoas em tempos de revolta.

Essas observações têm a sua verdade. Contudo há muita gente de fibra transformando a dificuldade numa oportunidade de superação empresarial. Homens e mulheres que preferiram enfrentar os problemas de frente, encarando os limites internos de suas empresas e os desafios externos para reinventar a forma de conduzir os seus negócios na cidade.

A Revista ACIFI selecionou dez histórias empresariais de superação de obstáculos. Mais do que isso. Os empreendedores perceberam que não adianta fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes; ainda que com muito suor em jornadas extensas de trabalho, abrindo e fechando a empresa de segunda a segunda.

São associados que melhoraram a gestão após participar de cursos, palestras, programas, workshops, entre outros tipos de capacitações. Também contrataram consultorias especializadas nas áreas em que sua empresa necessita e eles não dominam, afinal a assessoria especializada custa mais barato e é muito mais eficiente.

Muitos deles encontraram soluções ao trocar experiências com colegas do setor nos núcleos do Programa Empreender, desenvolvido pela ACIFI em parceria com a Faciap. Entre os relatos também se destacam as capacitações ofertadas por outro grande parceiro da ACIFI, o Sebrae Paraná.

Ao publicar os depoimentos desses dez micros, pequenos e médios empresários, de diferentes regiões do município, esperamos inspirar os empreendedores iguaçuenses a reavaliar seus negócios nessa virada de ano para começar 2018 com gás total. Boa leitura!

REPORTAGEM COMPLETA

Inspirador: A superação dos empresários de Foz

Sandrin Planejados: Autonomia e nova loja para crescer

Salgados Bela Vista: O aprendizado não tem preço

Ar Clima Refrigeração: Queríamos sair da zona de conforto

Intervidros: Programa de Aceleração Empresarial na hora certa

Mulinari Cabeleireiros: A importância do associativismo

Centro Ótico: Após capacitações, o e-commerce e a nova loja

Rimel Store: Dedicação total ao cliente

Innova: Mão de obra fabril formada em casa

Salto Alto: Delivery de calçados aumenta vendas

Bahia’s GYM: Academia constrói equipamentos como diferencial

COMPARTILHAR: