Edição #19

Dicas de livros

Planejamento Estratégico – Fundamentos e Aplicações

Idalberto Chiavenato e Arão Sapiro – Editora Elsevier-Campus

Este livro apresenta todas as etapas do processo de planejamento estratégico, desde a intenção estratégica até o resultado final, constituindo-se em um manual para a elaboração do plano estratégico para organizações com ou sem fins lucrativos, empresas públicas ou privadas, empresas pequenas, médias ou grandes, empresas familiares ou empreendimentos de qualquer porte ou propósito. O texto é destinado tanto aos estudantes de administração quanto a consultores e profissionais que se envolvem direta ou indiretamente com o processo decisório de planejamento do futuro das organizações.

 

Planejamento e Gestão Estratégica

Felipe Decourt, Hamilton da Rocha Neves e Paulo Roberto Baldner – Editora FGV

Esta obra tem o objetivo de ajudar os atuais e futuros empreendedores e gestores a formular um planejamento estratégico formal, organizado e rastreável. Apresenta conceitos básicos importantes e diversas ferramentas de análise ambiental que servirão como fomentadores de ideias, de observações, conclusões e decisões. O livro visa a ser um facilitador na geração de ideias e discussões dentro da empresa, ajudando o surgimento e a visualização das novas oportunidades a serem aproveitadas e das antigas a serem abandonadas.

 

 

 

Planejamento Estratégico Digital

Felipe Morais – Editora Saraiva

A internet tem se tornado cada dia mais dinâmica, por isso é importante que a empresa faça um planejamento não apenas para estar presente digitalmente (por meio de site e nas redes sociais), mas também para criar uma interação com os usuários. Nesse cenário em constante mutação, o livro aborda o tema de forma simples, clara e objetiva, ensinando como pensar estrategicamente um projeto digital, observando e analisando condições de mercado, os novos consumidores, a concorrência e as tendências, e também como elaborar estratégias eficazes.

 

 

 

Ascensão e Queda do Planejamento Estratégico

Henry Mintzberg – Editora Bookman

Neste texto, o autor conclui que a estratégia não pode ser planejada, porque planejamento é análise, e estratégia é síntese. É por essa razão que, segundo Mintzberg, o processo fracassa de forma tão frequente e dramática. Esta é uma obra voltada para todos que são influenciados, em uma organização, pelo planejamento ou pelo processo de elaboração da estratégia. Indicado também para alunos de graduação e pós-graduação nas disciplinas de Estratégia Empresarial, Administração Estratégica e Política de

COMPARTILHAR: