Edição #19

Cenário, empreendedores e desafios para 2018

Consultor do Sebrae/PR na região de Foz do Iguaçu, Júlio César Andrade fala sobre o índice de confiança dos empresários, a opinião coletiva no cenário de crise e a necessidade de planejamento

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), medido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), alcançou 56 pontos em outubro deste ano, ficando acima de sua média histórica (54) pelo segundo mês consecutivo. Na comparação com outubro de 2016, o índice teve crescimento de 3,7 pontos. Ainda assim, o cenário de crise preocupa os empreendedores brasileiros. Em entrevista, o consultor do Sebrae/PR Júlio César Andrade comentou os desafios aguardados pelos micros e pequenos empresários do Oeste do Paraná e os benefícios de um bom planejamento para 2018.

Há sete anos atuando no Sebrae/PR, Júlio César é graduado em Administração, com especialização em Finanças.

Quais os principais desafios aguardados em 2018 pelos micros e pequenos empresários?

Um dos maiores desafios é vencer a “opinião coletiva”. O maior fator de crise é a palavra dita com muita frequência entre os empresários. Diante disso é preciso buscar diferenciais e inovações constantes, para se diferenciar dos concorrentes e aumentar sua competitividade. O Índice de Confiança do Empresário Industrial influencia muito o cenário econômico. Também temos um ano eleitoral pela frente, que, naturalmente, gera incertezas e acaba por impactar a economia.

Como projetar um 2018 melhor que este ano?

O planejamento de cada ação e investimento é fundamental. Deve-se estar atento ao cenário, que poderá oscilar, mas a previsão é favorável. Estamos em um momento de leve crescimento econômico nacional, e isso não será diferente em nossa cidade e em toda a Região Oeste. Temos um benefício, que é a fronteira. Com as economias dos dois países fronteiriços mais estáveis no momento, o impacto da crise pode ser amenizado, além do momento propício para o turismo, que é um dos mercados propulsores do município.

Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelos micros e pequenos empresários hoje?

A maior dificuldade identificada pelo atendimento do Sebrae/PR nas empresas de Foz do Iguaçu e demais cidades atendidas é no sentido de planejar suas ações. É preciso saber qual é o público que se pretende atingir, traçar metas e gerar valor ao cliente. É um desafio de se reinventar diariamente.

Que benefícios um bom planejamento pode trazer ao microempresário?

Os principais benefícios de um bom planejamento são a redução da possibilidade de erro e o direcionamento correto de ações visando a um objetivo. Um bom planejamento possibilita planos “B” e “C”, caso o plano “A” não funcione.


Há sete anos atuando no Sebrae/PR, Júlio César é graduado em Administração, com especialização em Finanças. Possui experiência em empresas com reconhecimento nacional, entre elas a H.Stern, Ambev, FIAT, Ford, Fisk e Microlins. Passou ainda pelas áreas de Ensino Técnico e Turismo.

 

 

COMPARTILHAR: